Treze trabalhadores de uma empresa em Pirapora, no Norte de Minas Gerais, precisaram ser afastados de suas funções depois de serem diagnosticados com a Covid-19. Com a confirmação, subiu para 33 o número de casos de moradores infectados no município, segundo balanço publicado pelo Comitê de Enfrentamento na noite dessa quarta-feira (3) – ou seja, cerca de 39% dos pacientes do município se contaminaram durante o expediente na firma.
A empresa para a qual esse grupo presta serviços testou também outros 16 contratados e três funcionários terceirizados, mas nenhum deles está com o coronavírus. A Saúde de Pirapora declarou que está monitorando todos os trabalhadores, mesmo aqueles que não apresentaram sintomas, e as pessoas que se encontraram com eles nos últimos dias.
Os funcionários infectados são todos homens com idades entre 20 e 59 anos. Eles, seus familiares e os amigos com quem estiveram estão em quarentena. A epidemia de coronavírus na empresa começou há cerca de dez dias quando dois trabalhadores apresentaram sintomas gripais. Logo em seguida, eles testaram positivo para a Covid-19. A Prefeitura Municipal de Pirapora não comentou a que área de serviços pertence a empresa onde o caso aconteceu, e nem especificou se as atividades estão paralisadas no estabelecimento. À Saúde, a firma detalhou que todos os trabalhadores foram testados.
Com a confirmação, o número de casos em Pirapora pulou de 20 existentes na terça-feira (2) para os 33 da noite de quarta. Até o momento, o município recebeu 303 notificações de Covid-19, sendo que 52 casos estão sob análise. A primeira e única morte ocorrida até o momento de um morador do município refere-se a uma senhora de 90 anos, que faleceu em 20 de maio.
Nove pacientes infectados se recuperaram da doença, enquanto os demais permanecem em quarentena e são monitorados. Através de nota no site, a Secretaria Municipal de Saúde pede que aqueles moradores com sintomas gripais entrem em contato com a central de atendimento telefônico – pelo número (38) 3740-6262 das 7h às 19h – para que seja marcada triagem.
Unaí
História semelhante aconteceu em uma empresa agrícola chinesa instalada em Unaí, no Noroeste de Minas Gerais. Uma testagem em massa feita pela LongPing High-Tech comprovou que 166 dos 203 infectados no município até 30 de maio eram trabalhadores da companhia. À época, o prefeito José Gomes Branquinho (PSDB) declarou que os funcionários não tinham sintomas e não precisaram de hospitalização.
Mín. 12° Máx. 24°