
A prefeitura de Sete Lagoas inaugurou na tarde dessa segunda-feira, 29, um centro cirúrgico e entregou a Unidade Móvel de Esterilização em Saúde (Castramóvel), ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Ambas as unidades de saúde serão utilizadas para a castração de cães e gatos no município, sendo o centro cirúrgico voltado para atender a população da região local e central e o Castramóvel atuando nos bairros mais afastados e zona rural.
O objetivo do Departamento de Controle Populacional é castrar cinco mil animais por ano, entretanto, inicialmente, duas mil castrações anuais estão ao alcance do município, sendo 12 animais por dia, aumentando gradativamente.
A ordem de atendimento irá priorizar os bairros com maior incidência de casos de esporotricose e leishmaniose.
Segundo a responsável técnica pelo controle populacional do CCZ, Adriana Melgaço, é crescente a incidência de duas zoonoses no município: leishmaniose visceral canina e esporotricose. “Não só em animais, mas em humanos também tem aumentado os casos dessas doenças. Controlar a população de cães e gatos ajuda a reduzir esses números”, explica.

Fortuna de Minas Discussão entre servidor e equipe da Saúde causa confusão em unidade de Fortuna de Minas
Paraopeba Motorista perde o controle e colide em árvore ao desviar de vaca na MG-231, em Paraopeba
Vida animal Nos bastidores do Zoo de BH: a rotina dos leões brancos Mafu e Pretória Mín. 16° Máx. 28°
