
A prefeitura de Sete Lagoas inaugurou na tarde dessa segunda-feira, 29, um centro cirúrgico e entregou a Unidade Móvel de Esterilização em Saúde (Castramóvel), ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Ambas as unidades de saúde serão utilizadas para a castração de cães e gatos no município, sendo o centro cirúrgico voltado para atender a população da região local e central e o Castramóvel atuando nos bairros mais afastados e zona rural.
O objetivo do Departamento de Controle Populacional é castrar cinco mil animais por ano, entretanto, inicialmente, duas mil castrações anuais estão ao alcance do município, sendo 12 animais por dia, aumentando gradativamente.
A ordem de atendimento irá priorizar os bairros com maior incidência de casos de esporotricose e leishmaniose.
Segundo a responsável técnica pelo controle populacional do CCZ, Adriana Melgaço, é crescente a incidência de duas zoonoses no município: leishmaniose visceral canina e esporotricose. “Não só em animais, mas em humanos também tem aumentado os casos dessas doenças. Controlar a população de cães e gatos ajuda a reduzir esses números”, explica.

Incêndio Nero Espeteria é atingido por incêndio em Sete Lagoas
Solidariedade Casa desaba e família fica desabrigada em Sete Lagoas: veja como ajudar
Serviço público Carnaval 2026 terá ponto facultativo na Prefeitura de Cordisburgo
Gastrônomia e folia Mapa Gastronômico da Folia apresenta a diversidade da culinária de BH durante o Carnaval
Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato Mín. 19° Máx. 29°


