Sábado, 20 de Abril de 2024
19°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Atenção

Prefeitura alerta sobre medidas para evitar acidentes com escorpiões

04/07/2020 às 09h30
Por: Redação Fonte: Da redação com ascom prefeitura
Compartilhe:
Prefeitura alerta sobre medidas para evitar acidentes com escorpiões

Apesar de estarmos no período mais frio do ano, quando há menor proliferação, a população deve permanecer em alerta para evitar acidentes com escorpiões. Manter casas e quintais limpos constantemente é um hábito fundamental na prevenção dessas ocorrências. Em Sete Lagoas, a Prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), disponibiliza serviço de inspeção para o controle de animais peçonhentos.

De acordo com informações do setor, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, as solicitações recebidas em 2020 não representaram aumento em comparação com o ano passado. Porém, devido às alterações climáticas em algumas regiões da cidade, os animais têm se apresentado ativos. “O período do verão – entre dezembro e março – exige maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, já que o clima úmido e quente é considerado ideal para o aparecimento desse tipo de animal peçonhento”, explica Vanessa Bahia, veterinária do CCZ.

Em Sete Lagoas, a espécie mais comum encontrada é a conhecida como escorpião amarelo (Tityus serrulatus) que se adapta ao ambiente urbano, vivendo no interior de galerias de esgoto, águas pluviais, de instalações elétricas e bueiros.

A forma mais adequada de se evitar o aparecimento de escorpiões nas residências é evitar o acúmulo de lixo e entulho, principalmente aqueles que possam atrair baratas e servir de abrigo para o animal. Telar ralos e vedar frestas de pisos e paredes também são medidas importantes.

O CCZ atua no controle de escorpiões através de inspeções em locais infestados com repasse de informações de manejo para evitar o alojamento de animais peçonhentos e possíveis agravos causados. O serviço pode ser solicitado pelo telefone (31) 3771-5796 ou pessoalmente na sede do CCZ, que fica após o bairro Padre Teodoro.

CUIDADOS:

Na área externa do domicílio:

  • Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar;
  • Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados, e entregá-los para o serviço de coleta. Não jogar lixo em terrenos baldios;
  • Eliminar fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados;
  • Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc;
  • Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado;
  • Preservar os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, joão-bobo, etc.), pequenos macacos, quati, lagartos, sapos e gansos (galinhas não são eficazes agentes controladores de escorpiões);
  • Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões;
  • Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros;
  • Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões;
  • Rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.

 Na área interna:

  • Rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas;
  • Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;
  • Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas;
  • Telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques;
  • Telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos calafetados;
  • Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 03h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 26°

Dom 27°C 16°C
Seg 27°C 16°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 17°C
Qui 28°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes