Quinta, 28 de Março de 2024
24°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Geral Coronavírus

Velocidade de transmissão da Covid-19 cai em algumas regiões de Minas

28/07/2020 às 18h46
Por: Redação Fonte: BHz
Compartilhe:
Velocidade de transmissão da Covid-19 cai em algumas regiões de Minas

 

A velocidade de transmissão (RT) do novo coronavírus caiu em algumas regiões de Minas Gerais, mostrando uma leve regressão da epidemia em partes do estado, segundo o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, em coletiva nesta terça-feira (28). O índice em algumas localidades chegou a 0,98. Contudo, o secretário não apontou quais foram essas regiões.

De acordo com a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), 90 mortes foram incluídas no registro desta terça-feira, além de 2.927 novos casos da doença. O estado já possui 116.645 casos confirmados do novo coronavírus, com 2.551 óbitos registrados.

“O RT é uma medida que nós temos que mostra o que foi o passado, e qual é a transmissão de uma pessoa para outras pessoas. Se uma pessoa passa exatamente para uma outra pessoa, a tendência da transmissão da doença está sendo mantida. Se uma pessoa para mais de uma pessoa, vemos um tendência discreta alta. Se ela passa para menos de uma pessoa, ou seja, abaixo de 0,99, mostraria uma regressão da transmissão ou com tendência a diminuir”, começou o secretário.

Segundo ele, não é uma medida exata, mas dá uma ideia do que pode acontecer. “Se estiver crescendo, o futuro pode ser pior. Se estiver decrescendo, o futuro pode ser melhor. Quando nós identificamos Minas Gerais como sendo um estado grande, extremamente diverso, com cada região com algum nível de transmissão da doença, nós acabamos que temos um RT médio do estado, mas cada região pode ter seu RT independente”.

Estabilidade

“No início, em março, o RT estava em 4, o que significa que cada infectado transmitia para quatro pessoas, e se formaria uma progressão geométrica. Atualmente, o RT varia entre 1,05 e 0,98, e pode mostrar que estamos em um estado de estabilização e tivemos até momentos de regressão da epidemia”, explicou o secretário.

Em outro ponto, ele detalhe que a estabilidade também pode ser vista pela demanda de internações. Atualmente, os números de leitos de UTI disponíveis em Minas são 3.655, com uma ocupação de 67,12%. Há duas semanas, quando havia 3.457 vagas, o nível de ocupação registrado era de 70%.

“A demanda por internação tem se mantido basicamente a mesma, e o que esse aumento de leitos nos trouxe, efetivamente, foi uma redução da ocupação com o aumento da capacidade assistencial do Estado”, completou.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes