
Bares e restaurantes abertos à noite, mas sem transmissão de jogos de futebol. Apresentações musicais ao vivo também estão vetadas. Essa será a nova realidade dos estabelecimentos de Belo Horizonte, que reabrem nesta sexta-feira (4) no período noturno e com venda de bebida alcoólica após 168 dias de portas fechadas.
Apesar do aval da prefeitura para retomar o atendimento, os comerciantes estão impedidos de realizar atividades que possam gerar aglomeração e aumentar o risco de transmissão da Covid-19. Por isso, nesta quinta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) publicou no Diário Oficial medidas que os comerciantes terão que seguir.
Conforme a portaria assinada pelo secretário de Saúde Jackson Machado, os estabelecimentos são proibidos de realizar atividades "que possam causar aglomerações, como música ao vivo, projeção de imagens, apresentações teatrais e exibição de eventos esportivos".
As regras também valem para lanchonetes, cantinas, sorveterias
Ampliação
Apesar de restringir o entretenimento nos locais, a PBH autorizou a ampliação do atendimento dos estabelecimentos. Os bares e restaurantes vão poder ocupar as calçadas e ruas com mesas e cadeiras, mas desde que observem uma série de regras. Dentre elas, o mobiliário poderá ocupar, no máximo, seis metros de cada lado do estabelecimento.
Funcionamento
Conforme a PBH, a partir de 4 de setembro os bares e restaurantes poderão funcionar às sextas-feiras, de 11h às 22h, com venda de bebida alcoólica a partir das 17h. Nos sábados e domingos, das 11h às 22h, sem restrição para o comércio de bebidas. De segunda a quinta-feira, a autorização para almoço permanece. Nesses dias, porém, os estabelecimentos recebem os clientes das 11h às 15h, mas sem as bebidas alcoólicas.

Incêndio Nero Espeteria é atingido por incêndio em Sete Lagoas
Solidariedade Casa desaba e família fica desabrigada em Sete Lagoas: veja como ajudar
Serviço público Carnaval 2026 terá ponto facultativo na Prefeitura de Cordisburgo
Gastrônomia e folia Mapa Gastronômico da Folia apresenta a diversidade da culinária de BH durante o Carnaval
Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato Mín. 19° Máx. 29°


