Domingo, 27 de Setembro de 2020
31 99616-7463
Cidades Clima

Sete Lagoas, BH e região espera muito calor para sábado; após domingo pode chover

Primavera começa em uma semana

16/09/2020 17h18
Por: Redação Fonte: O Tempo
No fim de semana, temperatura deve oscilar entre 18º e 36º em Sete Lagoas
No fim de semana, temperatura deve oscilar entre 18º e 36º em Sete Lagoas

A despedida do inverno promete trazer alívio para moradores de Sete Lagoas, Belo Horizonte e  região.

Segundo o Climatempo, no fim de semana, temperatura deve oscilar entre 18º e 36º em Sete Lagoas. Mas após semanas com tempo seco e calor extremo, uma frente fria que avança pela região Sul do Brasil deverá provocar chuvas significativas em Minas Gerais a partir do próximo domingo (20) – aliás, a entrada da primavera na próxima quarta-feira (23) garantirá, pelo menos, uma semana com umidade do ar um pouco mais elevada e temperaturas mais amenas abaixo de 30ºC.

De acordo com o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia, a aproximação da frente fria provoca uma elevação da temperatura. "Portanto, antes que ela chegue à capital, teremos um dia muito quente com recorde de temperatura máxima do inverno e, provavelmente, recorde de calor do ano. A partir de domingo a situação melhora muito, há uma grande chance de chuva”, detalha ele. As precipitações devem ocorrer em BH entre domingo e quarta-feira e, com as chuvas, a umidade do ar melhora e as temperaturas caem.

Continua depois da publicidade

Como a frente fria ainda não chegou a Minas Gerais, ainda não é possível precisar se estas chuvas serão intensas e quais regiões elas atingirão. “Nós acreditamos, hoje, que serão chuvas significativas, mas que podem ser bem localizadas. Esperamos chuvas mais fortes principalmente nas regiões Sul, Zona da Mata e Campo das Vertentes de Minas Gerais. Mas, já sabemos que teremos um alívio em Belo Horizonte”, esclarece.

De acordo com o meteorologista, as chuvas começam na região Sul do Estado e avançam pelos setores do Triângulo, Oeste, região metropolitana de Belo Horizonte e até parte do Leste de Minas Gerais. Só não chove na região Norte, onde termômetros podem marcar até 40ºC nos próximos dias.

E até sábado?

Continua depois da publicidade

Aparecimento de nuvens no céu com o decorrer da tarde e elevação das temperaturas permanecem sendo as principais características do tempo em Belo Horizonte até sábado (19). A cidade mantém pelos próximos três dias – contando esta quarta-feira – temperaturas mínimas próximas de 15ºC e máximas de 30ºC. Ainda não chove nestes dias e a umidade relativa do ar permanece baixa, com índices inferiores a 30% – ideal mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como dica para driblar os efeitos do tempo seco no organismo, a Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda que moradores da cidade mantenham uma boa hidratação no decorrer do dia, evitem atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h e durmam em locais arejados e, se possível, umedecidos por aparelhos ou com uma bacia com água.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.