Terça, 23 de Abril de 2024
30°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Internacional ONU

Em discurso na ONU, Bolsonaro relaciona incêndios na Amazônia e Pantanal a indígenas e caboclos

22/09/2020 às 14h44
Por: Redação Fonte: Itatiaia
Compartilhe:
Em discurso na ONU, Bolsonaro relaciona incêndios na Amazônia e Pantanal a indígenas e caboclos

Em discurso de abertura na Assembleia Geral da ONU na manhã desta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido)  voltou a defender a política ambiental do seu governo e a negar a situação de devastação da Amazônia, minimizando o aumento dos incêndios. No contramão da realidade, ele disse que floresta úmida não permite a propagação do fogo em seu interior e diz que queimadas ocorrem por queimadas provocadas por caboclos e índios.

Em meio à polêmica sobre as queimadas, o presidente disse que o Brasil é líder em conservação das florestas tropicais e produção de energia limpa. Contudo, dados apontam o contrário. Agosto foi o segundo pior resultado de queimadas na Amazônia dos últimos dez anos. Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que foram registrados 29.307 focos de calor no mês passado, volume acima da média histórica de 26 mil focos para este mês e 5% inferior aos 30.900 registrados no mesmo mês de 2019.

Bolsonaro disse que o Brasil é vítima de uma campanha brutal de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal, garantindo que o país tem a melhor legislação ambiental de todo o mundo e que respeita as regras de preservação da natureza.

Para Bolsonaro, a riqueza ambiental do Brasil, especialmente da Amazônia, é a motivação para as críticas mundiais. Além disso, o presidente citou que entidades brasileiras  ‘impatrióticas’ se unem a instituições internacionais para prejudicar o país.

"Mesmo assim, somos vítimas de uma das mais brutais campanhas de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal. A Amazônia brasileira é sabidamente riquíssima, isso explica o apoio de instituições internacionais a essa campanha escorada em interesses escusos que se unem a associações brasileiras, aproveitadoras e impatrióticas, com o objetivo de prejudicar o governo e o próprio Brasil", afirmou Bolsonaro no vídeo.

O presidente também afirmou que mantém uma política de "tolerância zero" para crimes ambientais, mas admitiu dificuldades no combate aos crimes ambientais na região da Amazônia devido ao extenso território. "Juntamente com o Congresso Nacional, buscamos a regularização fundiária, visando a identificar os autores desses crimes", acrescentou.

Bolsonaro disse ainda que as queimadas no Pantanal, que já atingiram 15% da região, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), "são consequências inevitáveis da alta temperatura local, somada ao acúmulo de massa orgânica em decomposição".

Observatório do Clima classifica discurso de Bolsonaro na ONU como 'delirante'

 

Segundo avaliação do Observatório do Clima, o discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira ,22, foi "calculadamente delirante" e confirma as preocupações de investidores estrangeiros quanto às crises ambiental e sanitária no País.

A entidade ambientalista reúne mais de 50 Organizações Não-governamentais (ONGs) e movimentos sociais.

Discurso

Em pouco mais de 14 minutos de fala, Bolsonaro voltou a elogiar a atuação do governo no combate à pandemia, criticou a imprensa por "levar caos social ao País" e rebateu críticas à forma como sua gestão lida com o desmatamento crescente do Pantanal e da Amazônia.

Segundo ele, o Brasil é vítima de "uma das mais brutais campanhas de desinformação" sobre a questão ambiental.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h32 - Fonte: ClimaTempo
30°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qua 28°C 19°C
Qui 28°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes