Quinta, 29 de Outubro de 2020
31 99616-7463
Cidades Turismo

IEF libera visitas em mais 19 unidades de conservação a partir deste sábado

25/09/2020 13h41
Por: Redação Fonte: Itatiaia
Foto: Clarice Silva
Foto: Clarice Silva

Mais 19 parques gerenciados pelos Instituto Estadual de Florestas (IEF) serão reabertos a partir deste sábado (26). A retomada da visitação nessas unidades será dividida em quatro momentos. Com o novo anúncio, agora são 28 unidades de conservação aptas à visitação, que estava interrompida desde março em razão da pandemia de covid-19.

O primeiro grupo, com nove unidades, será reaberto neste sábado e inclui os parques estaduais Verde Grande, Serra das Araras, Lagoa do Cajueiro, Mata Seca, Veredas do Peruaçu, e Serra Negra, além das estações ecológicas de Acauã e Mata dos Ausentes, e da Área de Proteção Ambiental (APA) das Águas Vertentes. Já na terça-feira (29), será a vez da reabertura dos parques estaduais Boa Esperança e Nova Baden.

Na quarta-feira (30), seis unidades voltam a receber visitantes: os parques estaduais Pico do Itambé, Serra do Brigadeiro, Rio Doce, Rio Preto e Ibitipoca; e a Estação Ecológica Corumbá. Na próxima quinta-feira (1º) reabrem o Parque Estadual Serra do Intendente e o Monumento Natural Estadual Várzea do Lageado e Serra do Raio.

Protocolos

Todos os visitantes e funcionários devem usar máscaras. No caso das unidades onde, normalmente, são formadas filas para o acesso, haverá a marcação de espaços para posicionamento de cada visitante enquanto aguarda, com distanciamento de dois metros. Cada local vai desenvolver seu protocolo específico. 

O uso das estruturas destinadas à hospedagem de visitantes e pesquisadores e dos equipamentos de apoio, como restaurantes e lanchonetes, deve obedecer às orientações previstas no protocolo sanitário do Minas Consciente. 

Nos locais onde for preciso o uso de equipamento individuais e coletivos, tais como capacetes, lanternas, coletes, máscaras, calçados, vestimentas, dentre outros, a administração dos parques deve ficar responsável pela desinfecção.

Os protocolos específicos podem ser vistos no site do IEF.

Lista de reabertura

26/9 (sábado)

Parque Estadual Verde Grande
Parque Estadual Serra das Araras
Parque Estadual Lagoa do Cajueiro
Parque Estadual Mata Seca
Parque Estadual Veredas do Peruaçu
Parque Estadual Serra Negra
Estação Ecológica Acauã
Estação Ecológica Mata dos Ausentes
Área de Proteção Ambiental Águas Vertentes

29/9 (terça-feira)
Parque Estadual Serra da Boa Esperança
Parque Estadual de Nova Baden

30/9 (quarta-feira)
Parque Estadual do Pico do Itambé
Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
Parque Estadual do Rio Doce
Parque Estadual do Rio Preto
Parque Estadual do Ibitipoca
Estação Ecológica Corumbá

1/10 (quinta-feira)
Parque Estadual Serra do Intendente
Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio

Veja os parques que já estão abertos:

Lapa Grande
Serra do Rola-Moça 
Biribiri 
Parque Estadual Serra Nova 
Talhado
Monumento Natural Estadual Serra da Piedade 
Refúgio de Vida Silvestre Estadual Libélulas da Serra de São José 
Mata do Limoeiro 
Serra Verde 
Refúgio da Vida Silvestre Rio Pandeiros 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.