Terça, 20 de Outubro de 2020
31 99616-7463
Política Eleições 2020

Disputa por cargo de vereador bate recorde em Minas Gerais; Sete Lagoas tem 450 candidatos

Quase 75 mil interessados se registraram neste ano no Estado

30/09/2020 08h49
Por: Redação Fonte: O Tempo
Sete Lagoas tem 450 candidatos a vereadores - Imagem do Google
Sete Lagoas tem 450 candidatos a vereadores - Imagem do Google

Nunca foi tão difícil se eleger para o cargo de vereador em Minas Gerais. Segundo análise realizada pela reportagem com base nos dados da Justiça Eleitoral, o número de postulantes e a relação candidato/vaga em 2020 estabelecem novos recordes no Estado.

Ao todo, 74.404 interessados em um mandato se registraram para a disputa neste ano, um aumento de 1,12% em comparação com as últimas eleições municipais (73.581). Quanto à concorrência, a média subiu na mesma proporção, de 8,68 para 8,77 candidatos por cadeira. Sete Lagoas tem 450 candidatos.

Apesar dos recordes, o acréscimo pode ser considerado baixo, pois havia expectativa em relação a uma maior oferta de chapas devido ao fim das coligações proporcionais. De certa forma, esses números significam um alívio para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

Continua depois da publicidade

“Fazendo uma comparação com as eleições de 2016, nós tivemos na verdade um incremento pequeno nas candidaturas. Portanto, não haveremos de ter nenhum complicador para o processamento e o julgamento dos registros”, garantiu o juiz auxiliar da presidência do TRE-MG, Joemilson Donizetti Lopes. 

A Justiça Eleitoral ainda vai analisar os registros e pode indeferir parte das candidaturas. Os recordes, contudo, também consideram os totais de pedidos apresentados nos anos anteriores.

Continua depois da publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.