
Nunca foi tão difícil se eleger para o cargo de vereador em Minas Gerais. Segundo análise realizada pela reportagem com base nos dados da Justiça Eleitoral, o número de postulantes e a relação candidato/vaga em 2020 estabelecem novos recordes no Estado.
Ao todo, 74.404 interessados em um mandato se registraram para a disputa neste ano, um aumento de 1,12% em comparação com as últimas eleições municipais (73.581). Quanto à concorrência, a média subiu na mesma proporção, de 8,68 para 8,77 candidatos por cadeira. Sete Lagoas tem 450 candidatos.
Apesar dos recordes, o acréscimo pode ser considerado baixo, pois havia expectativa em relação a uma maior oferta de chapas devido ao fim das coligações proporcionais. De certa forma, esses números significam um alívio para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).
“Fazendo uma comparação com as eleições de 2016, nós tivemos na verdade um incremento pequeno nas candidaturas. Portanto, não haveremos de ter nenhum complicador para o processamento e o julgamento dos registros”, garantiu o juiz auxiliar da presidência do TRE-MG, Joemilson Donizetti Lopes.
A Justiça Eleitoral ainda vai analisar os registros e pode indeferir parte das candidaturas. Os recordes, contudo, também consideram os totais de pedidos apresentados nos anos anteriores.

Roubo Mulher é presa após tentar furtar roupas em loja da C&A em Sete Lagoas
Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença Mín. 20° Máx. 36°

