Sexta, 29 de Março de 2024
22°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Geral Luas cheias

Outubro terá duas Luas cheias, sendo uma a 'Lua Azul', em pleno Dia das Bruxas

Em pleno Halloween, outubro nos trará o raro fenômeno que só voltará a ser visto em 2039

02/10/2020 às 10h14
Por: Redação Fonte: O Tempo
Compartilhe:
A lua azul observada em Brasília em 2018 Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A lua azul observada em Brasília em 2018 Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Outubro será um mês para que qualquer amante dos astros não deixar de olhar para o céu. Isso porque, segundo a Sociedade Astronômica Brasileira, teremos duas chuvas de meteoros, a conjunção de Lua e Marte nos céus e duas Luas cheias, sendo uma delas o fenômeno conhecido como "Lua Azul", que cairá em pleno Dia das Bruxas.

A primeira lua cheia ocoreu na última quinta-feira (1º). Não à toa, possivelmente suas redes sociais foram inundadas pelo aspecto alaranjado que ela tomou na noite de quinta, encantando milhares de amantes dos astros.

LUA AZUL

Já a segunda Lua cheia que teremos no mês poderá ser vista no céu em 31 de outubro, em pleno Dia das Bruxas. Ela recebe o nome de Lua Azul não necessariamente por ter aspecto azulado, mas, sim, pela raridade de voltar a frequentar os céus no mesmo recorte do calendário.

Por causa da raridade do acontecimento desse fenômeno, a lingua inglesa tem a expressão Once in a blue moon (Uma vez na Lua Azul, na tradução livre), que é usada para se referir a eventos que raramente acontecem. Se você perder a Lua Azul neste ano, só voltará a vê-la em 2039. Então, fique atento!

Porém, ainda assim, é possível que ela adquira um brilho azulado devido às condições atmosféricas próprias, mas a ocorrência delas ainda não é previsível.

OUTROS FENÔMENOS

Além da supracitada Lua Azul, outubro trará nesta sexta-feira (2) e sábado (3) a conjunção de Lua e Marte nos céus, onde os dois astros estarão próximos e visíveis a olho nu.

Porém, se você gosta de chuvas de meteoros, não deixe de olhar para os céus no mês, uma vez que teremos a ocorrência dos fenômenos em duas oportunidades: nos dias 7 e 8, e entre os dias 21 e 22 de outubro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes