Sexta, 26 de Abril de 2024
26°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Geral ATENÇÃO

O que é um relacionamento abusivo?

Chantagem, dependência emocional, agressão física e psicológica são violências comuns a relacionamentos considerados tóxicos

31/10/2020 às 11h40
Por: Redação Fonte: O Imparcial
Compartilhe:

Chantagem, dependência emocional, agressão física e psicológica são violências comuns a relacionamentos considerados tóxicos.

 

Ultimamente várias pessoas tem ido a público denunciar a ocorrência de diversos tipos de violência, graças ao espaço conquistado nas redes sociais, onde os casos de violência são expostos de maneira muito simples. Mas é importante lembrar que é necessário formalizar denúncia em uma delegacia de polícia para que o agressor seja punido e as medidas necessárias sejam tomadas.

Vale ressaltar que qualquer pessoa pode apresentar comportamento tóxico, independente da orientação sexual ou identidade de gênero. De acordo com a psicóloga Layssa Costa, “Há alguns sinais mais frequentes de que a pessoa está em um relacionamento abusivo, que são: um ciclo onde o abusador cria um conflito, gera uma discussão e no final a vítima acaba pedindo desculpas pois se sente culpada; Isolamento da vítima; Afastamento de familiares e  amigos”, disse.

Além disso, a psicóloga também deixa claro que esse tipo de relacionamento é caracterizado por uma espécie de poder excessivo de um sobre o outro ou até algum tipo de violência verbal, física, psicológica.

Para que a vítima saia desse ciclo de violência, é necessário contar com a ajuda de alguém, a terceira pessoa. Algo de extrema importância, é que outra pessoa leve à vítima uma conscientização da violência e do ciclo que está inserida.

Confira cinco táticas de manipulação utilizadas nesse tipo de relacionamento:

  • Gaslighting

Nesse caso as informações são distorcidas, seletivamente ocultadas para favorecer o abusador ou inventadas com o objetivo de fazer a vítima duvidar de sua saúde mental, percepção e memória.

   Gaslighting Foto: Reprodução

Esse tipo de manipulação afeta a percepção da vítima de si mesma e é costumeiramente usada para ganhar mais poder.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h07 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes