O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) determinou a suspensão da pesquisa divulgada na última semana por Duílio de Castro, realizada pela “Panorama Comunicação, Pesquisa e Assessoria Ltda-ME”. A suspeita é que ela seja fraudulenta.
De acordo com a decisão do juiz Marcelo Bueno, a pesquisa eleitoral de número MG01856/2020 estaria cheia de vícios, quais sejam: incorreção quanto à informação do período em que se realizaram, de fato, as entrevistas; inexistência de cadastro da empresa no Conselho Regional de Estatística da 6ª Região; inconsistência do número de entrevistados; e insuficiência do critério de verificação dos questionários.
Acrescenta o TRE-MG que mesmo diante da decisão, dois servidores com cargo de confiança na Prefeitura de Sete Lagoas disponibilizaram na última terça-feira (27 de outubro), o resultado da pesquisa em grupos do aplicativo WhatsApp, de modo extemporâneo, aos mandos e com o fito de beneficiar Duílio de Castro.
Por consequência, afirma que a notícia se proliferou em outros grupos e aplicativos de rede social (Instagram, Facebook, entre outros), sendo amplamente divulgada no município de Sete Lagoas.
Na sua decisão, o juiz Marcelo Bueno pondera que a pesquisa não atendeu os critérios legais do artigo 2º, inciso IV da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.600/2-2019. Ele aponta outras suspeitas que culminaram com a decisão de suspender a divulgação da referida pesquisa.
Assim sendo, a referida pesquisa foi impugnada, sob pena de multa, no sentido de coibir a propagação dos resultados obtidos através da mesma.
Pesquisas legalizadas
Conforme já divulgado pelo Site Mega Cidade, as três pesquisas publicadas anteriormente (do Jornal OTempo - CP 2, TV Alterosa e Instituto Real Time Big Data), devidamente registradas, apontaram Douglas Melo (MDB) na frente dos demais correntes: Duílio de Castro, Emílio Vasconcelos Costa, Claudinei Dias, Ramsés de Castro e Saulo Calazans.
Já esta última pesquisa do atual prefeito, suspensa pelo TRE-MG, foi divulgada por aliados de Duílio, inclusive uma semana antes dela ficar pronta conforme o registro no site do TSE, aumentando ainda mais as suspeitas de que os dados apresentados poderiam ser falsos.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 16° Máx. 29°


