Um homem de 53 anos (R.M.M.), proprietário da “Cerâmica Gamela”, localizada no bairro Várzea em Sete Lagoas, foi multado em R$ 27.837,00, por extração ilegal de argila para a produção de cerâmica vermelha, sem a devida licença ambiental, na manhã desta quarta-feira (23), na Fazenda das Rosas em Jequitibá.
Após informações, a Polícia Militar de Meio Ambiente foi até a fazenda, onde constatou o fato. Também verificou que segundo testemunha, moradores da margem esquerda do “Ribeirão Jequitibá” estão preocupados, tendo em vista que o caminhão que faz o transporte do mineral extraído para a cerâmica, passa sobre a única ponte de ferro que serve de travessia para a comunidade.
Segundo o que foi apurado, a capacidade da ponte é para veículos com até 12 toneladas, enquanto o caminhão estaria passando com cerca de 25 toneladas de argila. Inclusive foi verificado que a ponte apresenta avarias nas bordas e peças soltando, sendo que o veículo estaria passando em velocidade acelerada, provavelmente pelo fato do motorista temer que a estrutura caia.
Além da referida multa por infração ambiental gravíssima prevista no Artigo 112, Anexo I, Código da Infração 106, do Decreto Estadual Nº 47.383, de 2 de março de 2018, também foi determinada a suspensão de todas as atividades de extração mineral na Fazenda das Rosas, bem como do veículo pesado (acima de 12 toneladas) pela ponte de ferro localizada sobre o Ribeirão Jequitibá. Também foi apreendida uma máquina “Pá Carregadeira” que estava sendo utilizada para a retirada da argila no local.
O proprietário R.M.M. tem 20 dias para exercer o direito de ampla defesa.

Violência Menino de 8 anos é baleado na cabeça durante virada do ano na Grande BH
Foragidos Hacker acusado de fraudar alvarás de soltura continua foragido após falha no sistema judicial
Prisão Venda de drogas pelas redes sociais leva dupla à prisão em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 33°


