Minas Gerais deve ter pancadas de chuvas, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais, nesta semana, conforme alerta o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).
Em Belo Horizonte, os termômetros podem chegar a 30ºC, na parte da tarde, com a umidade do ar girando em torno de 50%, no mesmo período. Já o volume de água esperado para janeiro, ou seja, a média climatológica prevista para todo o mês é de 329,1 milímetros.
“Cada milímetro de chuva corresponde um litro de água para uma superfície plana de 1 m². No último sábado (2), por exemplo, choveu 50 milímetros em Belo Horizonte, o equivalente a 50 litros de agua em área 1 m². Isso é considerado um grande volume de chuva”, afirmou Claudemir de Azevedo, meteorologista Inmet.
Somente nos três primeiros dias de janeiro, choveu 111,3 milímetros na capital, o que corresponde a 33,8% da média climatológica. “Assim, diante desta chuva intensa já no início de janeiro, a expectativa é que esse volume de água contribua para aumentar o percentual em relação à média histórica de chuvas”, finalizou o especialista.
Tragédia
No último sábado (2), durante as fortes chuvas que atingiram a capital mineira, um adolescente de 13 anos morreu após ser arrastado pela enxurrada enquanto andava de bicicleta no bairro Santa Rosa, na região da Pampulha. A força da água carregou o menino até para debaixo de um veículo que estava estacionado na rua Líbero Badaró. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e faleceu.
Saiba como se precaver em caso de chuvas fortes:
?
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199).
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 17° Máx. 25°

