Belo Horizonte amplia, nesta segunda-feira (1), a imunização contra a Covid-19, com o início da aplicação das 57,3 mil doses que chegaram à cidade na última sexta-feira (29). Dessa vez, cinco novos grupos de pessoas foram adicionados ao plano de vacinação, somando 48 mil pessoas (entenda abaixo).
Conforme a prefeitura, a definição dos novos grupos prioritários seguiu a preconização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, compõem o grupo:
As vacinas a serem aplicadas correspondem à segunda remessa entregue pelo governo de Minas, composta por cerca de 40,5 mil doses de imunizantes AstraZeneca e 16,8 mil doses da Coronavac/Butantan.
De acordo com a prefeitura, o montante será capaz de vacinar 48 mil pessoas. Desses, 40 mil serão imunizados com a AstraZeneca, de forma integral. Isso será possível porque, conforme o que já foi publicamente informado pelo laboratório AstraZeneca, a vacina tem eficácia com um espaçamento maior entre a primeira e segunda dose.
Já as 16,8 mil doses de vacinas Coronavac serão aplicadas em aproximadamente 8 mil pessoas que, em até 21 dias, receberão a segunda dose do imunizante.
A reportagem entrou em contato com a PBH para ter informações sobre quando a segunda dose da AstraZeneca será aplicada e aguarda um retorno.
Mais vacinas
O secretário de Saúde de BH, Jackson Machado Pinto, declarou que é muito importante que novas remessas de vacinas continuem chegando a Belo Horizonte. Segundo ele, isso representará mais ampliações dos públicos imunizados, o que melhorará a situação epidemiológica e a pressão na assistência.
"Mesmo com o começo da campanha, é essencial a manutenção das orientações básicas de prevenção: o uso de máscaras, o distanciamento mínimo de dois metros sempre que possível e a higienização das mãos", disse.
Parcerias
A prefeitura também informou que o transporte de doses e das equipes volantes que farão a vacinação nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), nos Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAMs) e nas Residências Inclusivas será feito em parceria com as empresas 99 e Uber.
"Serão disponibilizadas mais de 20 mil viagens para o deslocamento das equipes, sem nenhum custo ao município", informou a gestão municipal, em nota.
Ainda segundo a PBH, a vacinação nas ILPIs, CERSAMs, Serviço Residencial Terapêutico (SRTs) e Residências Inclusivas será realizada por equipes volantes, com profissionais contratados e treinados pela Prefeitura de Belo Horizonte. Os trabalhadores de Centros de Saúde serão imunizados nas próprias unidades de atuação.

Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas Mín. 17° Máx. 26°


