
O “Programa de Hortas Comunitárias” comemorou nesta sexta-feira (18), “34 anos de existência”. Às 9h30min, com a presença do vice-prefeito Dr. Ronaldo João, representando o prefeito Marcio Reinaldo, ocorreu a cerimônia de abertura do evento com realização até as 15 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

A instalação de “Hortas Comunitárias Urbanas” foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, idealizada pelo Sr. Jacob, como um projeto de inclusão socioprodutiva para famílias em situação de risco social. A primeira foi instalada no Bairro Manoa em 1982, possibilitando oportunidade de trabalho e renda para 35 famílias. Este é um programa de sucesso porque desde o início contou com parceiros, destacando-se a Emater-MG, que desde a primeira horta, atua na elaboração de projetos, na assistência técnica na área de produção, como também em associativismo e gestão coletiva de bens e serviços.
Muitas outras entidades e pessoas são ou foram parceiras deste programa, o que contribui para tanto sucesso. Nesse sentido, pode-se destacar a Cemig, a Epamig, a Embrapa, o Ima, o Banco do Brasil, universidades, entre outros. As realizações individuais dos produtores ao longo desse tempo foram inúmeras, resultando na melhoria na alimentação e autoestima elevada.
Atualmente, 320 famílias produzem hortaliças sem agrotóxicos, em sete hortas espalhadas pela cidade. São cerca de 90 espécies produzidas, entre hortaliças, plantas medicinais e condimentares. Estes produtos podem ser adquiridos pela população nas hortas, em feiras e oferecidas de porta em porta. Há pouco mais de um ano, alguns consumidores estão experimentando o conforto de receber cestas de hortaliças em domicílio, pois essa é a mais nova modalidade de comercialização que está sendo realizada por produtores da Horta Vapabuçu.
As famílias estão organizadas em seis associações e todas elas juntas formam a Associação dos Produtores das Hortas Comunitárias Urbanas de Sete Lagoas (Central HCU). A primeira Associação foi fundada no Vapabuçu há 14 anos. Destacam-se as seguintes conquistas: construção coletiva do Regulamento de funcionamento das Hortas, gerenciamento dos micro-tratores e estufas de produção de mudas doados pela Prefeitura Municipal, aquisição de insumos, jalecos, sacolas e a tão sonhada Central de Compostagem.
A gerente regional da Emater, Érika Carvalho manifestou a satisfação pela presença no evento: “comemorar é muito bom! É memorar, relembrar juntos e pensar no que éramos e somos agora! O que a gente quer para mais 34 anos? É importante os parceiros que vieram nesses 34 anos.” Também a chefe geral da Epamig, Marinalva Pedrosa ressaltou o papel de coadjuvante da Epamig junto ao “Programa de Hortas Comunitárias” e congratulou: “parabéns a vocês por acreditar nesse projeto em seus 34 anos e que se tornou realidade!”
A extensionista da EMATER-MG, Alcione Teixeira afirmou os valores dos produtores e agradeceu o carinho e amizade de todos. Já a presidente da Central HCU, Cirlei Santos disse que o evento comemorativo foi feito para todos e completou: “as Hortas são vida e saúde! É tudo! Que essa data de 34 anos possa ser celebrada muitas e muitas vezes! Parabéns a todos!” Por sua vez, o vereador Renato Gomes mencionou o papel da agricultura urbana como vida de muitas pessoas, muito mais do que ocupação de espaço.

Por outro lado, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sílvio de Sá contou que tão logo assumiu a Secretaria, o prefeito Marcio Reinaldo solicitou a missão de apoio para fazer com que as Hortas Comunitárias, que é um projeto de sucesso, buscassem um salto maior. “Ao chegar à conclusão que tínhamos um projeto consolidado, o que então procuramos fazer é agregar valor ao trabalho já desenvolvido, considerando as riquezas das Hortas, uma vez que a sociedade quer um alimento de qualidade. Assim procuramos fazer com que os produtores se tornem grandes empreendedores. E a função da Prefeitura é facilitar o caminho. Portanto, sigam em frente! Não pensem pequeno porque o projeto de vocês é grande!”, conclamou.
O vice-prefeito Dr. Ronaldo João enfatizou que os “34 anos das Hortas Comunitárias” traduzem uma vida. “É essa vida que vocês e os que já passaram e que estão plantando, fazem com que Sete Lagoas seja conhecida, inclusive no exterior. Já aqui na cidade é que este programa pode tomar corpo. Em nome do prefeito Marcio Reinaldo, agradecemos a presença de todos vocês! Felicidades a todos!”, desejou.
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE Mín. 20° Máx. 27°


