Sexta, 29 de Março de 2024
22°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Política Reunião da Câmara

Vereadores de Sete Lagoas votam pauta com 26 itens antes do recesso parlamentar

Reuniões Ordinárias voltam em agosto

14/07/2021 às 13h47
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Câmara Municipal de Sete Lagoas
Compartilhe:

A Reunião Ordinária desta semana foi a última antes do recesso parlamentar que tem início no próximo dia 18, os departamentos do Legislativo seguem em funcionamento. As sessões serão retomadas na primeira terça-feira de agosto. Para exaurir a pauta os parlamentares votaram 26 textos nessa terça-feira (13). Do Executivo, quatro textos foram inseridos em Reunião Extraordinária que foi aprovada pelo Plenário depois de solicitada por Rodrigo Braga (PV).

Mantendo a rotina dos últimos encontros a sessão foi bastante movimenta também por conta do Projeto de Lei Ordinária (PLO) 223/2021 “que estabelece as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual”. O texto foi a Plenário com cinco emendas, veja como foi o voto de cada vereador no link que segue abaixo.

No momento da votação das matérias foi pedido destaque ao Requerimento 2616/2021 para que fosse constituída Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apuração de possíveis irregularidades na prestação de contas do último quadrimestre de 2020 da secretaria municipal de Saúde.

A autoria é conjunta dos vereadores Carol Canabrava (Avante), Heloisa Frois (Cidadania), Ivson Gomes (Cidadania) e Junior Sousa (MDB). O vereador Caio Valace pediu vistas e o presidente Pr. Alcides (PP) concedeu impedindo a sequência de tramitação.

Abaixo você acompanha os destaques da comunicação pessoal dos parlamentares. Pauta da sessão no link abaixo.

https://sapl.setelagoas.mg.leg.br/sessao/611/ordemdia

José de Deus (REP): Quero trazer informações relevantes para o momento porque as aulas presencias voltarão e o retorno das escolas seguirá assim: 2 de agosto do 1° ao 5° ano. 9 de agosto 6° ao 9° ano e ensino superior. Dia 16 1° ao 5° ano EJA e escolas particulares 6° ao 9 ° ano. E dia 23 escolas públicas e 6° ao 9° ano. Nossa rotina precisa ser feita com muita segurança.

Ivan Luiz (Patri): Em relação a volta as aulas nos últimos dias nos vimos inseridos em grandes dilemas com pautas insufladas por grande clamor. Precisamos da busca de informações para o conhecimento de causa contra discurso de ódio relacionadas as demandas que nos chegaram. Nossas ações foram pautadas com consciência no melhor para a cidade bem como entendimento necessário para o equilíbrio.

Roney do Aproximar (PSL): Quero dizer sobre uma reunião que tivemos no 25° BPM, com o TEN. Rocha, SGT Simplício, o delegado regional Dr. Thiago, e o CMT Luiz Marinho. Estamos levantando a questão de regularização das bicicletas a combustão, não são bicicletas elétricas. Tem pessoas fazendo caminhada na Boa Vista e adolescentes estão cometendo delitos com bicicletas a combustão. já atropelaram idosas. Estamos levantando essa bandeira e, em breve, teremos uma posição da polícia. 

Junior Sousa (MDB): Agradecer pelo empenho da secretaria de Desenvolvimento Econômico para a instalação das bombas na Lagoa Paulino. Recebi uma mensagem informando que estavam fazendo a instalação. Fizemos a solicitação e agradeço. Eu, as vereadoras Carol Canabrava, Heloísa Frois e o Ivson apresentamos uma solicitação para instalar uma CPI para apurar a questão da prestação de contas do município. Conto com a colaboração de todos para assinar.

Eraldo da Saúde (Patri): Estamos visitando as escolas, estivemos na escola Luzia Barbosa, fomos bem recebidos. A gente está vendo a estrutura, às vezes, precisa de uma coisa, estamos pedindo ao prefeito. Vamos voltar em agosto com muito cuidado e dedicação. Estamos preocupados com crianças e adolescentes. Protocolamos um projeto para tentar diminuir a evasão escolar entre crianças e adolescentes.

Gilson Liboreiro (SD): Semana passada estive na Assembleia o dia todo. Acompanhei a questão do recurso para o hospital regional. Temos que acompanhar de perto. Foi um acordo com a justiça de Minas Gerais. A Sete Lagoas interessa muito que os recursos sejam liberados e a coisa caminha bem. Talvez, daqui a um ou dois meses, vamos reiniciar as obras do Hospital Regional. 

Carol Canabrava (Avante): Vamos colocar para votação o Requerimento para instalação de uma CPI e a gente conta com o apoio de todos para exercer o nosso papel que é de fiscalizar já que não tivemos respostas sobre os valores apresentamos pela saúde na prestação de contas do fim do ano passado.

Janderson Avelar (MDB): Esse fim de semana teve um vídeo da agressão desse DJ agredindo sua esposa. Mulheres não se submetam a qualquer tipo de violência, não se calem, vocês não merecem qualquer tipo de violência.

Sílvia Regina (PSC): Vim falar da feijoada da Manu, uma garotinha do Belo Vale e que faz um tratamento. Nosso gabinete apoiou e vamos fazer uma feijoada para o Manu. Durante seis meses ganhamos cinco toneladas de alimentos. A partir deste mês vamos fazer também a feijoada da Sílvia Regina para complementar e ajudar mais famílias. 

Rodrigo Braga (PV): Sobre o fato ocorrido de agressão contra a mulher é muito triste tocar nesse assunto e vou destacar um post da internet. Nunca bateu em mulher, mas protege o amigo que tem relatos de agressão. Nuca bateu em mulher, já viu situações de violência e ficou quieto. Nunca bateu em mulher, mas questiona o comportamento da vítima em casos de agressão. Nunca bateu em mulher, mas coloca os amigos agressores acima de seus princípios de vida e por isso passa o pano no que for preciso. Nunca bateu em mulher, mas prefere ignorar o machismo estrutural. É muito triste

Ismael Soares (PSD): Destacar a reunião da união dos vereadores do Brasil que vai acontecer no fim do mês em Governador Valadares. Essa reunião é onde conseguimos ficar mais próximos de cidades vizinhas e mais próximas da gente. É onde conseguimos ficar mais perto para articular e fazer deputados estaduais e federais.

Caio Valace (Pode): A Câmara entra para a história com a inauguração do seu Ponto Eco, porque com seu exemplo passa a coletar o seu material. É um marco importante essa inauguração e a visita a associação dos catadores. O prefeito vai assinar um decreto que colaboramos implantando a coleta seletiva em todas as unidades da administração pública do município. São mais de sete mil pessoas que passam a colaborar com a coleta seletiva.

Heloísa Frois (Cidadania): Quero dizer as pessoas que a fiscalização nas escolas vai continuar, quer agrade algumas pessoas ou não. Vamos continuar trazendo para a população informação de como estão as escolas para receber os nossos alunos a partir de agosto. Sobre a fiscalização aos postos de saúde alguns estão com problemas de mofo na sala de medicação, não podemos ter dois pesos duas medidas. O que a vigilância sanitária exige em consultórios deve dar o exemplo no município.

Ivson Gomes (Cidadania): Queria relembrar que de acordo com a lei orgânica o município tem 30 dias para responder aos Requerimentos e fere ao artigo 30 por não nos enviar retorno. Todos os órgãos devem ser transparentes e deixar claro que tais atos estão interferindo no Poder Legislativo. Estão impedindo nosso ato de fiscalizar, o Executivo tem tolhido nosso direito de fiscalizar, não assiste esse direito.

Pr. Alcides (PP): Entre outras atividades do nosso gabinete de vereador, dia 6 tive a incitava de visitar a 5° CIA de Bombeiros Militar, fomos para uma visita e observar a estrutura e demanda no Nova Cidade. Como consequência fomos ao gabinete do prefeito e o objetivo era mostrar o anseio da CIA do Corpo de Bombeiros. O prefeito nos recebeu e foram colocadas as demandas e o prefeito prometeu atenção à solicitação. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes