A Reunião Ordinária desta semana foi a última antes do recesso parlamentar que tem início no próximo dia 18, os departamentos do Legislativo seguem em funcionamento. As sessões serão retomadas na primeira terça-feira de agosto. Para exaurir a pauta os parlamentares votaram 26 textos nessa terça-feira (13). Do Executivo, quatro textos foram inseridos em Reunião Extraordinária que foi aprovada pelo Plenário depois de solicitada por Rodrigo Braga (PV).
Mantendo a rotina dos últimos encontros a sessão foi bastante movimenta também por conta do Projeto de Lei Ordinária (PLO) 223/2021 “que estabelece as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária Anual”. O texto foi a Plenário com cinco emendas, veja como foi o voto de cada vereador no link que segue abaixo.
No momento da votação das matérias foi pedido destaque ao Requerimento 2616/2021 para que fosse constituída Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apuração de possíveis irregularidades na prestação de contas do último quadrimestre de 2020 da secretaria municipal de Saúde.
A autoria é conjunta dos vereadores Carol Canabrava (Avante), Heloisa Frois (Cidadania), Ivson Gomes (Cidadania) e Junior Sousa (MDB). O vereador Caio Valace pediu vistas e o presidente Pr. Alcides (PP) concedeu impedindo a sequência de tramitação.
Abaixo você acompanha os destaques da comunicação pessoal dos parlamentares. Pauta da sessão no link abaixo.
https://sapl.setelagoas.mg.
José de Deus (REP): Quero trazer informações relevantes para o momento porque as aulas presencias voltarão e o retorno das escolas seguirá assim: 2 de agosto do 1° ao 5° ano. 9 de agosto 6° ao 9° ano e ensino superior. Dia 16 1° ao 5° ano EJA e escolas particulares 6° ao 9 ° ano. E dia 23 escolas públicas e 6° ao 9° ano. Nossa rotina precisa ser feita com muita segurança.
Ivan Luiz (Patri): Em relação a volta as aulas nos últimos dias nos vimos inseridos em grandes dilemas com pautas insufladas por grande clamor. Precisamos da busca de informações para o conhecimento de causa contra discurso de ódio relacionadas as demandas que nos chegaram. Nossas ações foram pautadas com consciência no melhor para a cidade bem como entendimento necessário para o equilíbrio.
Roney do Aproximar (PSL): Quero dizer sobre uma reunião que tivemos no 25° BPM, com o TEN. Rocha, SGT Simplício, o delegado regional Dr. Thiago, e o CMT Luiz Marinho. Estamos levantando a questão de regularização das bicicletas a combustão, não são bicicletas elétricas. Tem pessoas fazendo caminhada na Boa Vista e adolescentes estão cometendo delitos com bicicletas a combustão. já atropelaram idosas. Estamos levantando essa bandeira e, em breve, teremos uma posição da polícia.
Junior Sousa (MDB): Agradecer pelo empenho da secretaria de Desenvolvimento Econômico para a instalação das bombas na Lagoa Paulino. Recebi uma mensagem informando que estavam fazendo a instalação. Fizemos a solicitação e agradeço. Eu, as vereadoras Carol Canabrava, Heloísa Frois e o Ivson apresentamos uma solicitação para instalar uma CPI para apurar a questão da prestação de contas do município. Conto com a colaboração de todos para assinar.
Eraldo da Saúde (Patri): Estamos visitando as escolas, estivemos na escola Luzia Barbosa, fomos bem recebidos. A gente está vendo a estrutura, às vezes, precisa de uma coisa, estamos pedindo ao prefeito. Vamos voltar em agosto com muito cuidado e dedicação. Estamos preocupados com crianças e adolescentes. Protocolamos um projeto para tentar diminuir a evasão escolar entre crianças e adolescentes.
Gilson Liboreiro (SD): Semana passada estive na Assembleia o dia todo. Acompanhei a questão do recurso para o hospital regional. Temos que acompanhar de perto. Foi um acordo com a justiça de Minas Gerais. A Sete Lagoas interessa muito que os recursos sejam liberados e a coisa caminha bem. Talvez, daqui a um ou dois meses, vamos reiniciar as obras do Hospital Regional.
Carol Canabrava (Avante): Vamos colocar para votação o Requerimento para instalação de uma CPI e a gente conta com o apoio de todos para exercer o nosso papel que é de fiscalizar já que não tivemos respostas sobre os valores apresentamos pela saúde na prestação de contas do fim do ano passado.
Janderson Avelar (MDB): Esse fim de semana teve um vídeo da agressão desse DJ agredindo sua esposa. Mulheres não se submetam a qualquer tipo de violência, não se calem, vocês não merecem qualquer tipo de violência.
Sílvia Regina (PSC): Vim falar da feijoada da Manu, uma garotinha do Belo Vale e que faz um tratamento. Nosso gabinete apoiou e vamos fazer uma feijoada para o Manu. Durante seis meses ganhamos cinco toneladas de alimentos. A partir deste mês vamos fazer também a feijoada da Sílvia Regina para complementar e ajudar mais famílias.
Rodrigo Braga (PV): Sobre o fato ocorrido de agressão contra a mulher é muito triste tocar nesse assunto e vou destacar um post da internet. Nunca bateu em mulher, mas protege o amigo que tem relatos de agressão. Nuca bateu em mulher, já viu situações de violência e ficou quieto. Nunca bateu em mulher, mas questiona o comportamento da vítima em casos de agressão. Nunca bateu em mulher, mas coloca os amigos agressores acima de seus princípios de vida e por isso passa o pano no que for preciso. Nunca bateu em mulher, mas prefere ignorar o machismo estrutural. É muito triste
Ismael Soares (PSD): Destacar a reunião da união dos vereadores do Brasil que vai acontecer no fim do mês em Governador Valadares. Essa reunião é onde conseguimos ficar mais próximos de cidades vizinhas e mais próximas da gente. É onde conseguimos ficar mais perto para articular e fazer deputados estaduais e federais.
Caio Valace (Pode): A Câmara entra para a história com a inauguração do seu Ponto Eco, porque com seu exemplo passa a coletar o seu material. É um marco importante essa inauguração e a visita a associação dos catadores. O prefeito vai assinar um decreto que colaboramos implantando a coleta seletiva em todas as unidades da administração pública do município. São mais de sete mil pessoas que passam a colaborar com a coleta seletiva.
Heloísa Frois (Cidadania): Quero dizer as pessoas que a fiscalização nas escolas vai continuar, quer agrade algumas pessoas ou não. Vamos continuar trazendo para a população informação de como estão as escolas para receber os nossos alunos a partir de agosto. Sobre a fiscalização aos postos de saúde alguns estão com problemas de mofo na sala de medicação, não podemos ter dois pesos duas medidas. O que a vigilância sanitária exige em consultórios deve dar o exemplo no município.
Ivson Gomes (Cidadania): Queria relembrar que de acordo com a lei orgânica o município tem 30 dias para responder aos Requerimentos e fere ao artigo 30 por não nos enviar retorno. Todos os órgãos devem ser transparentes e deixar claro que tais atos estão interferindo no Poder Legislativo. Estão impedindo nosso ato de fiscalizar, o Executivo tem tolhido nosso direito de fiscalizar, não assiste esse direito.
Pr. Alcides (PP): Entre outras atividades do nosso gabinete de vereador, dia 6 tive a incitava de visitar a 5° CIA de Bombeiros Militar, fomos para uma visita e observar a estrutura e demanda no Nova Cidade. Como consequência fomos ao gabinete do prefeito e o objetivo era mostrar o anseio da CIA do Corpo de Bombeiros. O prefeito nos recebeu e foram colocadas as demandas e o prefeito prometeu atenção à solicitação.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 28°


