O próximo domingo (1º) será marcado por eleições em duas cidades mineiras. Eleitores de Antônio Carlos e Ibertioga, ambas na Zona da Mata, vão voltar às urnas para escolher novos prefeitos. A razão de um novo pleito, após o de novembro do ano passado, é o fato dos candidatos mais votados naquela oportunidade terem tido o registro de candidatura indeferido.
Antônio Carlos tem, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 11.459 pessoas. Os eleitores de lá vão ter três opções de escolha para assumir a chefia do Executivo municipal. Veja as composições de chapas:
Em 2020, Araci Cristina Araújo Carvalho (PDT) saiu vitoriosa na eleição. No entanto, o registro dela foi indeferido. Os motivos foram as contas dos anos de 2005, 2006 e 2012 – quando era prefeita de Antônio Carlos – rejeitadas pela Câmara Municipal, após abertura de créditos suplementares executados sem recursos disponíveis (2005 e 2006) e sem autorização legal (2012).
Duas candidaturas disputam o voto do eleitores de Ibertioga. Assim como aconteceu em Antônio Carlos, o prefeito mais votado da cidade também teve as contas desaprovadas pela Câmara Municipal. Sebastião Monteiro (PSDB) teve as contas rejeitadas referente ao ano de 2003, quando foi prefeito.
Por conta da decisão do tribunal eleitoral, os cidadãos vão ter que retornar às urnas para escolher um novo prefeito. Confira os candidatos:
As chamadas eleições suplementares vão acontecer seguindo os protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19. Entre os procedimentos a serem observados, estão:
As medidas completas podem ser vistas no Plano de Segurança Sanitária das Eleições Municipais 2020.
Mín. 16° Máx. 24°