A Câmara Municipal de Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, instaurou uma comissão processante para apurar uma denúncia apresentada por uma ex-assessora do vereador Marcos Antônio Rodrigues (PSD), mais conhecido como Marquim das Bananas. Ela alega ter sofrido assédio sexual por parte do parlamentar.
A denúncia foi recebida na sessão da última quinta-feira, e os 14 parlamentares com direito a voto se manifestaram favoravelmente à abertura da comissão. Não votam o presidente da Casa nem o vereador acusado. Um terceiro vereador não participou da votação porque não estava presente à reunião.
Por sorteio, foi definido que os vereadores Cabo Batista (Cidadania), Mauri da JL (MDB) e José Eustáquio de Faria Junior (Podemos) vão integrar a comissão. Cabo Batista será o presidente, e José Eustáquio, o relator.
A comissão processante vai ouvir as partes envolvidas e investigar o caso. Ao final, será decidido se Marquim das Bananas terá o mandato cassado, receberá outra punição ou se o processo será arquivado. O prazo máximo para concluir os trabalhos é de 90 dias, contados a partir da notificação do acusado.
A denúncia da assessora parlamentar foi feita há cerca de 15 dias à Polícia Civil. Segundo nota da corporação, ela procurou a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), em Patos de Minas, para denunciar o vereador para o qual trabalhava.
Ainda conforme a Polícia Civil, a mulher relatou que “há alguns meses teria sofrido assédio sexual por parte de seu chefe, de 45 anos, vereador na cidade de Patos de Minas”. Diante da denúncia, a corporação abriu um inquérito para apurar os fatos e já teria colhido depoimento da vítima, que não foi identificada.
Marquim das Bananas foi o segundo vereador mais votado na última eleição, tendo sido eleito para seu primeiro mandato. A reportagem entrou em contato com o gabinete do vereador por vários dias, mas sempre foi informada de que ele não estaria e retornaria as ligações, o que não tinha acontecido até o fechamento da coluna.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 28°


