A Justiça Eleitoral julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) e cassou os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Camacho, cidade localizada no Centro-Oeste de Minas. A condenação deu-se nos termos requeridos pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
A cassação do diploma foi motivada por abuso de poder político e econômico, bem como pela compra de votos na eleição de 2020. Os dois, e também o chefe do setor de obras do município, ainda foram condenados ao pagamento de multa e receberam a sanção de inelegibilidade por oito anos.
Segundo a ação, o prefeito Bruno Lamounier Furtado (DEM), e o vice João Paulo Lamounier (PP) reeleitos no ano passado, com o auxílio do secretário de Obras, Geraldo Cardoso Lamounier, cederam servidores, máquinas, veículos e equipamentos do município para construção e reforma de imóveis particulares, com o intuito de beneficiar a candidatura da chapa. As irregularidades ocorreram no segundo semestre de 2020, às vésperas das eleições municipais. Em retribuição, os beneficiados teriam trabalhado ativamente na campanha eleitoral.
O Ministério Público destaca que “o abuso do poder econômico revestiu-se de redobrada gravidade, uma vez que a compra da liberdade de escolha do eleitor se deu através do emprego de recursos públicos, valendo-se os candidatos da força de trabalho de servidores e de bens da administração, às custas, portanto, do tesouro municipal”.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 28°


