
Vem chegando o verão e os mineiros já podem preparar tanto o guarda-chuva quanto o protetor solar. O meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), aponta que a previsão para a estação que começa é de temperaturas elevadas e pancadas de chuva no estado, já a partir da virada do ano.
O verão começa hoje às 8h44 (horário Brasília) e a previsão para os próximos três meses é diferente dos últimos três anos, em que os índices de chuva foram abaixo do esperado e a crise hídrica se estabeleceu e marcou o racionamento de água em todo o Brasil. “Minas Gerais tem previsão de chuvas ligeiramente acima da média e temperaturas entre 24 e 32 graus na maior parte dos dias”, afirma o meteorologista. Nos mais quentes, os termômetros poderão marcar 36 graus e, segundo o especialista, poderão ocorrer pancadas de chuva nos finais de tarde.
Com chuvas um pouco acima da média em novembro, dezembro trouxe precipitações antecipadas. “Até o momento, foram registrados 216,5 milímetros (mm) de chuvas na capital mineira, sendo que até o fim do mês a previsão é de atingir 319,4mm”, diz Ladeia. Já para janeiro, a média esperada é de 296mm, seguindo com 188,4mm em fevereiro e 163,6mm em março, segundo a média da climatologia. “Verão chuvoso, com altas temperaturas e temporais que podem causar problemas urbanos. Por outro lado, poderá beneficiar a agricultura e os reservatórios de água”, aponta.
Segundo Ladeia, os três primeiros dias da estação terão o índice de chuva reduzida. Pancadas isoladas no Triângulo, no Sul de Minas, na Zona da Mata, Jequitinhonha e Rio Doce devem marcar os próximos dias. Na Região Central, Oeste de Minas, Noroeste, a previsão é de céu parcialmente nublado. “O começo do verão vai ficar devendo um pouco de chuva, a tendência é de pancada no fim de semana”, diz.
Em Belo Horizonte, o tempo deve seguir parcialmente nublado, com temperaturas entre 17 e 30 graus. O dia amanhece, com a umidade relativa do ar próxima de 85%. Porém, na parte da tarde, o clima fica seco e o percentual pode chegar a 40%. No fim de semana de Natal, há previsão de chuva.
ALAGAMENTO Ontem, moradores e comerciantes de Pouso Alegre, na Região Sul de Minas Gerais, passaram o dia contando os prejuízos e limpando imóveis atingidos por um forte temporal na noite de segunda-feira. Em aproximadamente 20 minutos, a cidade recebeu 65mm de água, volume estimado para 10 dias, segundo a Defesa Civil municipal. Ao menos 10 bairros ficaram alagados. Em menos de 15 dias, esse é o segundo alagamento registrado no município. Em 9 de dezembro, as mesmas ruas foram alagadas. (Com João Henrique do Vale)

Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE Mín. 20° Máx. 27°


