Terça, 06 de Maio de 2025
19°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Política Eleições 2022

Pesquisa DATATEMPO mostra que Romeu Zema mantém liderança folgada em MG

Segunda rodada da DATATEMPO realizada em todas as regiões de MG mostra disputa pelo governo de Minas; veja os números

04/10/2021 às 09h59
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:

A segunda pesquisa DATATEMPO realizada em todas as regiões de Minas Gerais sobre a corrida eleitoral pelo Palácio Tiradentes no ano que vem mostra o governador Romeu Zema (Novo) com o dobro de intenções de votos do principal adversário, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Apesar de liderar o levantamento com folga, em comparação com a primeira pesquisa, realizada em julho, Zema teve uma ligeira queda, acima da margem de erro. Já Kalil se manteve estável.

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Zema alcançou 40,4% das menções, enquanto Kalil obteve 19,1%. O senador Rodrigo Pacheco (DEM), que tem nome cotado para a disputa pela Presidência, aparece em terceiro lugar, com 5% das intenções de voto. No primeiro levantamento, em julho, no mesmo cenário, o governador tinha 46,2%, o prefeito, 18,8%, e o presidente do Senado, 3%.

O deputado federal petista Reginaldo Lopes tem 4,2%, ante 3,5% em julho, seguido da também deputada federal Áurea Carolina, do PSOL, com 2,1%; ela tinha 1% no levantamento anterior. Outros candidatos somados alcançam 6,3%. Na pesquisa anterior, a soma deles atingiu 7,5%. Os eleitores que votariam em branco ou nulo somam 10,9%, ante 9,3% registrados em julho. Os eleitores que não sabem ou não responderam eram 10,5% e, agora, chegam a 12%.

Os eleitores da região Noroeste do Estado são os que mais votam em Zema. O pior resultado do governador é justamente onde Kalil vai melhor: a região metropolitana de Belo Horizonte. O prefeito tem o desempenho ruim na região Sul/Sudoeste.

No levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o governador é o mais lembrado. Nesse cenário, Romeu Zema, do Novo, lidera com 26% das menções. Alexandre Kalil, do PSD, aparece em segundo, com 4,6%. Apesar de estar na frente, o governador tinha, em julho, 29,6% das citações, e o prefeito da capital, o mesmo índice de agora.

Ex-governadores do Estado, o deputado federal Aécio Neves, do PSDB, e o senador Antonio Anastasia (PSD) foram citados pelos eleitores. Enquanto o parlamentar tucano foi lembrado por 0,7% dos eleitores, o senador teve 0,4%.

Migração de votos

A pesquisa também perguntou aos eleitores em quem eles votariam se o candidato que eles escolheram não disputasse o Palácio Tiradentes no ano que vem.

Os eleitores de Zema votariam em sua maioria em Kalil: 65,2%. O oposto também teria grande adesão: sem o prefeito de BH na disputa, 72% dos seus eleitores escolheriam o atual governador.

Dados da pesquisa

Foram feitas 1.392 entrevistas domiciliares em todo o Estado, entre 24 e 27 de setembro. O grau de confiança é 95%, e a margem de erro é 2,63 pontos percentuais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 09h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 24°

Qua 26°C 14°C
Qui 26°C 14°C
Sex 27°C 15°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio