A Proposta de Emenda à lei Orgânica do Município (PELOM) 4/2015 que “altera a redação dos artigos 43, 44, XVI, 57, § 2°, 82, § 5° e 92, § 2° da Lei Orgânica do Município”, foi aprovada no dia (15) de dezembro de 2016, ”. O texto foi proposto pelo vereador Cláudio Nacif “Caramelo”. A proposição transforma todas as votações da Câmara em voto aberto foi aprovada por unanimidade dos vereadores.
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute) teve participação efetiva no projeto de iniciativa popular onde buscou milhares de assinaturas de Sete-lagoanos. Apoiando o sindicato na busca pelas assinaturas, o vereador Caramelo formatou a PELOM que foi aprovada para comemoração de representantes do Sind-Ute
No dia (02) de fevereiro de 2016, aconteceu a primeira reunião ordinária da Câmara de vereadores onde teve início o projeto “Voto Aberto” em Sete Lagoas.
No dia da aprovação do Voto Aberto, o autor da matéria, Caramelo, sugeriu colocar a urna de votações no patrimônio da Câmara, “é uma relíquia que não será mais usada”. O vereador parabenizou o Sind-Ute pela iniciativa e opinou que “Sete Lagoas está dando exemplo para o Brasil em um momento em que a população clama por mais transparência. A pessoa pode continuar votando contra algum projeto, mas terá que assumir”, avalia.
No dia (01) de janeiro de 2017, será a posse dos candidatos eleitos, candidato a prefeito eleito Leone Maciel, vice Duílio de Castro e 17 vereadores. Após a cerimônia de posse, será o início da eleição para a Presidência da Câmara de vereadores com dois candidatos na disputa, o autor do projeto do “Voto Aberto” Cláudio Nascif “Caramelo” e o vereador Marcelo da Cooperselta. Pela primeira vês na história de Sete Lagoas as eleições da Câmara terá o voto aberto.
Mín. 15° Máx. 32°