A partir de convênio firmado entre cartórios e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), pedidos de pensão por morte podem ser feitos durante o registro do óbito nos cartórios. Também se torna possível solicitar o auxílio-maternidade ao registrar o nascimento do bebê, evitando o deslocamento até uma agência do INSS.
Conforme o presidente do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais, Genilson Gomes, além da praticidade ao cidadão, a nova modalidade deve reduzir fraudes do INSS. "Trará muita facilidade para o cidadão", afirmou.
Ao todo, o Brasil tem quase 8 mil cartórios de registro civil. Em Minas Gerais, são quase 1,4 mil. A maioria deles, conforme Genilson Gomes, deve aderir ao convênio, que, atualmente, é de adesão facultativa. "Esperamos grande adesão, que trará benefício para toda população", afirmou.

Trânsito Prefeitura de Sete Lagoas inicia teste de sentido único em seis vias para melhorar fluidez do trânsito
Curso técnico Cemig abre curso gratuito para jovens atuarem no setor elétrico Inclusão TJMG confirma decisão da comarca de Sete Lagoas que assegura professor de apoio para criança autista A ação foi movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra o Estado Mín. 17° Máx. 31°
