
Há três anos, a fisioterapeuta Mônica de Castro Raposo, que é especialista em saúde da mulher, tem sido uma grande companheira de gestantes, parturientes e puérperas do HNSG. A profissional, que atende na mater
nidade e na Casa da Gestante, está presente ao lado das pacientes do pré ao pós-parto.
“No pré-parto, atuo dando assistência às parturientes através de orientações e aplicação dos métodos não farmacológicos, visando uma melhora da evolução do parto normal. Forneço também um suporte ao trabalho das doulas, auxiliando as quando necessário”, explica Mônica.
Já no pós-parto o meu papel é fornecer orientações posturais e de exercícios que podem aliviar vários problemas e alterações decorrentes da gravidez e parto, além de detectar, precocemente, problemas relacionados aos músculos do períneo, encaminhando as precocemente para tratamento especializado. Mônica também está presente na CAGEP, onde ensina exercícios e faz trabalhos educativos com as gestantes, sempre tendo como foco o parto seguro.
Em dezembro, o trabalho de Mônica, que é pioneiro em maternidades públicas de Minas Gerais, foi reconhecido pelo Conselho Regional de Fisioterapia.
“A presença de um profissional de fisioterapia especializado na Saúde da Mulher dentro de maternidades até existe, mas apenas em maternidades particulares, onde esses profissionais são contratados pelas gestantes, ou em Maternidades universitárias, onde o serviço é oferecido através dos estágios obrigatórios”, ressalta a fisioterapeuta.
A iniciativa do HNSG é pioneira em MG, no sentido de que é o único hospital onde esse profissional está presente diariamente em todos os setores da maternidade, do pré ao pós parto. Devido a sua atuação na Maternidade, Mônica foi convidada também a ministrar aulas práticas de Obstetrícia no curso de pós graduação em Saúde da Mulher da Faculdade Ciências Médicas de MG.
Como reconhecimento do trabalho realizado, Mônica Raposo, juntamente com outros profissionais que se destacaram no interior de Minas na especialidade da Saúde da Mulher, foi convidada, através da comissão técnica, a participar do Encontro Mineiro de Fisioterapia, edição Saúde da Mulher, onde tiveram a oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido, mostrando os desafios e avanços alcançados.
Mensalmente, a fisioterapeuta também participa do Fórum Perinatal, onde tem a oportunidade de auxiliar fisioterapeutas e equipes de enfermagem da rede básica de saúde a preparar as gestantes para que possam chegar às maternidades mais preparadas para o parto.
O Encontro foi realizado na OAB, em Belo Horizonte, no dia 3 de dezembro de 2016 e contou com a participação de cerca de 350 fisioterapeutas que trabalham na área da Saúde da Mulher. Para Mônica, foi uma honra poder divulgar um trabalho tão gratificante que é realizado na Maternidade do HNSG, onde o desempenho multidisciplinar e interdisciplinar é respeitado e valorizado, obedecendo assim as diretrizes dos Projetos da Rede Cegonha.

Campanha de saúde Prefeitura de Prudente de Morais reforça importância do Novembro Azul para a saúde do homem
Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas
Febre Confirmado novo caso de febre maculosa em Matozinhos
Vacinação Dia D de Multivacinação: salas estão abertas neste sábado (18) em Sete Lagoas
Depressão Tipos de depressão estão ligados a riscos diferentes para diabetes e doenças cardíacas
Saúde pública Prefeitura amplia acesso à saúde bucal com entrega do novo Centro de Especialidades Odontológicas
Saúde pública Prefeitura de Matozinhos intensificou o combate à febre maculosa no último sábado (4) Mín. 16° Máx. 30°
