A maior parte dos eleitores mineiros procura um candidato que não esteja envolvido em escândalos de corrupção: 31,5% dos entrevistados pela pesquisa do instituto DATATEMPO disseram que esse é o motivo principal que os leva a definir seus votos.
A corrupção foi o principal tema das eleições de 2018, e diversos políticos foram eleitos com base nessa bandeira – entre eles o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), principalmente na esteira da operação Lava Jato, que ganhou notoriedade nos anos que antecederam o último pleito no país.
Quatro anos depois, a força-tarefa da operação Lava Jato foi formalmente encerrada, em fevereiro de 2021. O Ministério Público Federal (MPF) garante que as investigações continuarão sendo tocadas pelos procuradores, embora o ritmo de prisões e mandados de busca e apreensão tenha caído. Mesmo assim, o tema da corrupção deve permanecer relevante para a disputa eleitoral do ano que vem.
“A temática da corrupção sempre permeou o debate público, mas nas últimas eleições (presidenciais) ela se tornou um fator de extrema importância, dado o destaque principalmente da Lava Jato, e provavelmente continuará a ser”, avalia a coordenadora da pesquisa
DATATEMPO, Audrey Dias.

ECA DIGITAL Nova lei intensifica o controle sobre o acesso de menores à internet
POLÍTICA NACIONAL Petição contra Erika Hilton na Comissão da Mulher ultrapassa 100 mil assinaturas
CONFUSÃO Influenciador e pré-candidato ao governo de MG, Ben Mendes se envolve em confusão dentro de loja em Betim
INOVAÇÃO Belo Horizonte se destaca na América Latina com uso de inteligência artificial na gestão fiscal
QUADRO CLÍNICO Defesa de Bolsonaro reforça pedido ao STF por prisão domiciliar após nova internação
Compra de votos Vereadora de Minas é cassada pela Justiça por compra de votos entre R$ 50 e R$ 100 Mín. 18° Máx. 22°


