Sexta, 19 de Abril de 2024
21°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Política Ministério

Câmara aprova recriação do Ministério do Trabalho

Criado em 1930, ministério foi extinto por Bolsonaro em 2019, mas recriado em julho deste ano em minirreforma ministerial

17/11/2021 às 14h35
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:

A Câmara dos Deputados aprovou, por 391 votos a 21, a medida provisória que recria o Ministério do Trabalho e Previdência. Agora, o texto precisa passar pela análise do Senado.

A pasta, criada em 1930 pelo governo Getúlio Vargas, chegou a ser extinta pelo presidente Jair Bolsonaro assim que tomou posse, com a maior parte de suas prerrogativas incorporadas ao Ministério da Economia. 

Porém, em julho deste ano, em meio a uma minirreforma ministerial, Bolsonaro recriou o Ministério do Trabalho e Previdência, tendo como ministro Onyx Lorenzoni, que já tinha ocupado outras três pastas anteriormente.

De acordo com o texto, são competências do novo ministério áreas como Previdência Social, políticas de geração de emprego, modernização das relações trabalhistas, política de salário mínimo, fiscalização do trabalho e registro sindical.

No texto, o relator, deputado José Nelto (Podemos-GO), prevê a criação do Domicílio Eletrônico Trabalhista, um instrumento para permitir que o trabalhador seja notificado de atos administrativos, ações fiscais, intimações e avisos em geral. Pelo mesmo mecanismo, o funcionário pode enviar documentação eletrônica exigida em ações fiscais ou apresentar defesa em processos administrativos.

No plenário, apenas os partidos Cidadania e Novo orientaram voto contrário à recriação do Ministério do Trabalho e Previdência. Já deputados de oposição, apesar de terem votado a favor, criticaram a medida, dizendo ser uma maneira de o governo dar mais espaço a políticos do centrão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 18h44 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes