A Câmara dos Deputados aprovou, por 391 votos a 21, a medida provisória que recria o Ministério do Trabalho e Previdência. Agora, o texto precisa passar pela análise do Senado.
A pasta, criada em 1930 pelo governo Getúlio Vargas, chegou a ser extinta pelo presidente Jair Bolsonaro assim que tomou posse, com a maior parte de suas prerrogativas incorporadas ao Ministério da Economia.
Porém, em julho deste ano, em meio a uma minirreforma ministerial, Bolsonaro recriou o Ministério do Trabalho e Previdência, tendo como ministro Onyx Lorenzoni, que já tinha ocupado outras três pastas anteriormente.
De acordo com o texto, são competências do novo ministério áreas como Previdência Social, políticas de geração de emprego, modernização das relações trabalhistas, política de salário mínimo, fiscalização do trabalho e registro sindical.
No texto, o relator, deputado José Nelto (Podemos-GO), prevê a criação do Domicílio Eletrônico Trabalhista, um instrumento para permitir que o trabalhador seja notificado de atos administrativos, ações fiscais, intimações e avisos em geral. Pelo mesmo mecanismo, o funcionário pode enviar documentação eletrônica exigida em ações fiscais ou apresentar defesa em processos administrativos.
No plenário, apenas os partidos Cidadania e Novo orientaram voto contrário à recriação do Ministério do Trabalho e Previdência. Já deputados de oposição, apesar de terem votado a favor, criticaram a medida, dizendo ser uma maneira de o governo dar mais espaço a políticos do centrão.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 28°


