Quarta, 19 de Janeiro de 2022
31 99616-7463
Educação Violência doméstica

Transferência de escola para alunos vítimas de violência doméstica podem ser pedida em MG

Lei sancionada pelo governador Romeu Zema nesta sexta-feira (26) prevê que em caso de mudança de endereço os estudantes da rede estadual tenham vaga garantida na escola mais próxima de casa

26/11/2021 15h45 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Pixabay/Reprodução
Pixabay/Reprodução

O governador de Minas, Romeu Zema(Novo), sancionou nesta sexta-feira (26), a Lei 23.992/2021 que prevê o direito de transferência de escola para o aluno da rede estadual de ensino que mudar de endereço e for vítima de violência doméstica ou que tenha algum familiar como mãe  ou outro representante legal como vítima desse tipo de situação. O texto foi publicado no Diário Oficial "Minas Gerais".

Na prática a vaga será garantida na escola mais próxima do novo endereço do aluno. O texto da Lei, de autoria do deputado estadual Jean Freire (PT), foi aprovado em segundo turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no fim de outubro deste ano. 

Para solicitar a vaga, o estudante ou o resposável legal precisarão apresentar alguns documentos como o registro de ocorrência policial com a informação da data, do local e do autor da violência, além do  termo de decisão judicial que concedeu medida protetiva, caso haja.

Continua depois da publicidade

A lei traz que a a vaga na unidade de ensino mais próxima da nova residência estará disponível, a qualquer momento, por solicitação do estudante, se maior de idade, ou, se menor de idade, de sua mãe ou sua representante legal, mediante a apresentação de cópia do documentos citados. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.