No segundo semestre de 2021, com a retomada das aulas presenciais e a saída das crianças do isolamento, os atendimentos pediátricos naturalmente foram aumentando. Com a epidemia de Influenza no fim do ano, houve uma disparada nos casos, que dobraram em seis meses.
Laís Nicoliello, presidente do Departamento Científico de Pneumologia da Sociedade Mineira de Pediatria, explica que além da Covid e Influenza, há outros vírus e patógenos que provocam adoecimento nas crianças, que estão em processo de formação do sistema imunológico.
Como os pronto-atendimentos pediátricos estão lotados, a pediatra explica que é importante os pais avaliarem a verdadeira necessidade de ir ao hospital, já que muitas doenças são curadas facilmente após três dias.
“É importante ficar atento aos sinais de alarme. Deve-se buscar atendimento para as crianças que estão com febre por mais de três dias, falta de ar, crise convulsiva, manchas pela pele, febre que não cede apesar da medicação, prostração fora do período de febre”, diz Laís Nicoliello.
“É bom esperar 72 horas porque se um pediatra avaliar um quadro precoce, não vai poder saber o que é. Isso faz com que haja retorno depois”.

SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio
Excelência OdontoClinic completa 5 anos e se consolida como referência em odontologia em Sete Lagoas
Vacinação Prefeitura leva Castramóvel ao Jardim dos Pequis: serão 5 dias de atendimento gratuito
SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde
Vacinação Prefeitura de Cachoeira da Prata reforça importância da vacinação antirrábica em cães e gatos
SUS Ministério da Saúde reforça SUS com formação de 760 enfermeiros obstétricos
Atendimento médico Prefeitura de Cordisburgo divulga cronograma de atendimento médico nas comunidades rurais
Especialização UFMG e UNA-SUS abrem inscrições para capacitação gratuita em Atenção Primária à Saúde
Campanha de saúde Campanha em Prudente de Morais reforça combate ao Aedes aegypti e alerta para prevenção de doenças Mín. 19° Máx. 27°


