Sexta, 19 de Abril de 2024
18°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Brasil Licença de 180 dias

PGR defende estender licença de 180 dias para pai solteiro

31/01/2022 às 09h08
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:

O procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu a possibilidade de estender a licença-maternidade de 180 dias para o pai solo, aquele que é o único responsável pela criança.

A manifestação do PGR está em um parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e vai subsidiar um processo previsto para julgamento no próximo dia 16 de fevereiro.

O caso trata do pai de crianças gêmeas geradas por fertilização in vitro e a chamada “barriga de aluguel”. Por decisão da Justiça, ele conseguiu a garantia do benefício de 180 dias. Contra a decisão, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentou recurso no STF, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Em sua manifestação, Aras afirma que a concessão da licença-maternidade vai além do fator biológico da gravidez e deve ser entendido como um direito à família. Em especial, o direito da criança de ter um período de convivência com quem exercerá a parentalidade.

"Mesmo com as diferenças de sexo, a finalidade e o dever-poder de resguardar a criança e garantir sua proteção integral - pondo a salvo de qualquer perigo ou situação que comprometa seu desenvolvimento - são os mesmos, independentemente de gênero”, defende.

O processo tramita na sistemática da repercussão geral, o que significa que a tese firmada pelo Plenário sobre a possibilidade ou não de conceder o benefício com prazo máximo deverá ser aplicada por todos os tribunais do país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 06h08 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes