Uma moradora de São Paulo entrou para a fila de transplante de fígado na última semana depois de ser diagnosticada com uma hepatite fulminante. Segundo a médica cirurgiã Liliana Ducatti Lopes, do Hospital das Clínicas de São Paulo onde a paciente está internada, a mulher teve a falência do órgão provocada pelo uso excessivo de um chá emagrecedor com mais de 50 ervas.
“Sempre que recebemos esses pacientes, a primeira coisa que a gente faz é investigar a causa. Na grande maioria das vezes é medicamentosa. Nesse caso não havia nenhuma medicação conhecida, mas depois os familiares trouxeram pra gente uma medicação que a paciente estava fazendo uso, chamado ’50 ervas emagrecedoras'”, relata Liliana em seu Instagram.
Ela conta que ao analisar o rótulo do produto, foram identificadas diversas ervas que são prejudiciais ao fígado. “O mais comum é o chá verde. Existem vários relatos de casos de hepatite fulminante por uso de chá verde”, explica.
Outros condimentos citados por ela são a mata verde e a carqueja. “Nós recomendamos não fazer o uso desse tipo de medicação, chá que desincha, chá detox, chá ‘natural’, isso tudo é charlatanismo e podem levar a um transplante de fígado”.
O relato da médica já foi visto mais de 30 mil vezes e, pelos comentários do vídeo, muita gente se mostrou assustada com a informação. “Eu fico profundamente triste! Uma situação que poderia ser evitada se ela tivesse buscado uma orientação correta de um profissional”, escreveu uma pessoa.
“Espero que essa moça tenha a sorte que tive de conseguir um fígado a tempo de transplantar. Também tive uma hepatite medicamentosa fulminante em 2019, graças ao sim de uma família, a linha da minha vida não acabou”, compartilhou outra usuária da rede social.
SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio
Excelência OdontoClinic completa 5 anos e se consolida como referência em odontologia em Sete Lagoas
Vacinação Prefeitura leva Castramóvel ao Jardim dos Pequis: serão 5 dias de atendimento gratuito
SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde
Vacinação Prefeitura de Cachoeira da Prata reforça importância da vacinação antirrábica em cães e gatos
SUS Ministério da Saúde reforça SUS com formação de 760 enfermeiros obstétricos
Atendimento médico Prefeitura de Cordisburgo divulga cronograma de atendimento médico nas comunidades rurais
Especialização UFMG e UNA-SUS abrem inscrições para capacitação gratuita em Atenção Primária à Saúde
Campanha de saúde Campanha em Prudente de Morais reforça combate ao Aedes aegypti e alerta para prevenção de doenças Mín. 19° Máx. 27°


