Representantes do setor de eventos protestaram na manhã desta segunda-feira (7), na porta da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), na avenida Afonso Pena, contra as restrições impostas ao segmento. Entre elas, a exigência de apresentação de teste negativo para covid-19 juntamente com comprovante de esquema vacinal completo.
A manifestação foi promovida pelo Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos de Minas Gerais (Sindiprom). As lideranças argumentam que o setor foi o mais prejudicado durante a pandemia, ficando 18 meses sem funcionar.
"Nós estamos reunidos em dez associações pedindo atenção especial ao setor de eventos, que, sem dúvida, é o mais sofrido da pandemia. Acreditamos não haver necessidade do teste, além do cartão de vacinação completo, já que 80% da população está vacinada", diz Leo Satallone, diretor do Sindiprom.
Na avaliação dos promotores de eventos, a obrigatoriedade do teste afeta a presença do público, devido ao valor do exame. "Somos a favor dos protocolos, do álcool gel, da máscara. Só acreditamos que não faz sentido exigir as duas coisas simultaneamente [cartão de vacina e teste]. Ou [pedimos] que a prefeitura arque com as despesas e os custos dos testes para a população que queira ir a eventos", completou.
A Sindiprom estima que cerca de 50% das empresas do setor de eventos na capital tenham fechado as portas na pandemia.
Presidente do Belo Horizonte Conventions e Visitors Bereu, Erica Drummond lamenta que "muitos eventos nacionais estavam previstos para Belo Horizonte" em fevereiro. "Os cancelamentos foram em massa. Nosso pedido ao prefeito é que cobre as vacinas, porque nós estamos prontos para cobrar todos os protocolos", diz.
"O pior é a insegurança. A pessoa que tá com evento marcado desde novembro para fevereiro escuta as falas e cancela de última hora, sem nos dar a possibilidade de planejamento", reforça.
O que diz a PBH
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte disse que não comentará sobre a manifestação. O Executivo pontua que em eventos com público sentado de até 500 pessoas é preciso apresentar apenas o comprovante de vacinação completa contra a covid-19, desde que não haja serviço de alimentação e de bebida. Para eventos acima de 500 pessoas, teste negativo e comprovante de vacinação serão cobrados.

Gastrônomia e folia Mapa Gastronômico da Folia apresenta a diversidade da culinária de BH durante o Carnaval
Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram
Sustentabilidade Sete Lagoas vai discutir Plano Integrado de Prevenção a Incêndios Florestais na Gruta Rei do Mato
Meio ambiente Prefeitura de Sete Lagoas realiza podas e supressões preventivas em praças e canteiros da cidade
Moradia Prefeituras mineiras podem inviabilizar o Minha Casa, Minha Vida
Solidariedade Feijoada beneficente será realizada em março para ajudar Dario, do Bar do Ceará
Proteção Curvelo inaugura espaço adequado para acolher mulheres vítimas de violência Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro Saneamento básico SAAE abre licitação para construir reservatório de 10 milhões de litros de água O novo reservatório será construído no bairro São Pedro Mín. 16° Máx. 29°


