Assim como nas redes sociais e em sua aparição pública em Brasília mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) nada falou sobre o ataque militar da Rússia à Ucrânia em evento oficial no interior de São Paulo na manhã desta quinta-feira (24).
Bolsonaro esteve em São José do Rio Preto para participar da inauguração de complexo viário na BR-153. Ele discursou por 20 minutos, porém, não fez nenhuma menção ao conflito no leste europeu.
Na semana passada, Bolsonaro fez uma viagem oficial à Rússia. Ao lado do presidente Vladimir Putin, disse que é “solidário à Rússia”, sem especificar sobre o que se referia a essa solidariedade. A declaração do presidente criou um desgaste para a diplomacia brasileira, em especial com os Estados Unidos.
Já no interior paulista, Bolsonaro preferiu atacar o comunismo, ao falar para os apoiadores sobre os vizinhos da América do Sul que, recentemente, elegeram presidentes de esquerda.
“O Brasil é como transatlântico: não dá para dar cavalo de pau, mas nós vamos, cada vez mais, redirecionando o seu futuro. Olhem, aqui na América do Sul, qual o destino que outros países estão tomando. Vejam se nós queremos isso para a nossa pátria”, disse Bolsonaro.
“Quero, mais uma vez, agradecer a todos vocês pela confiança, pela crença no Brasil, pela motivação de, cada vez mais, lutar pelo verde e amarelo e pela certeza de que nós jamais iremos para a esquerda no Brasil. Comunismo é um fracasso, socialismo é uma desgraça. Nós somos a maioria. Nós, juntos, vamos mudar o destino do Brasil”, finalizou.
Vestido com a camisa vermelha do América, time de futebol da cidade, o presidente também usou o discurso para citar programas do seu governo, dizer mais uma vez que não cometeu erros na gestão da pandemia e que comprou todas as vacinas contra a Covid-19 aplicadas no país.
Antes de Bolsonaro chegar a São José do Rio Preto, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu uma nota oficial sobre o ataque da Rússia à Ucrânia.
Em nome do governo brasileiro, a mensagem pede um cessar fogo, mas não condena o governo de Vladimir Putin. Aliás, sequer cita o nome do presidente russo.
Nos bastidores, diplomatas e militares trabalhavam por uma mudança na postura do presidente, como uma declaração pública condenando a Rússia.
Enquanto isso, o vice-presidente, Hamilton Mourão, extravasou essa vontade e chegou a comparar Putin a Hitler.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 28°


