Servidores das forças de segurança pública de Minas Gerais protestam na manhã desta sexta-feira, na Cidade Administrativa, (25) pela recomposição salarial de 24%. O ato ocorre um dia após o governador Romeu Zema (Novo) anunciar reajuste salarial de 10% para todo funcionalismo público do Estado.
Ver essa foto no Instagram
Os policiais reagiram mal ao anúncio e convocaram o protesto desta sexta-feira (25).A reportagem apurou que, para parte da categoria policial, as medidas apresentadas por Zema beneficiariam mais as categorias civis que as militares. Além disso, o reajuste de 10% fica longe do que foi prometido por Zema em um acordo feito em 2019.
Na ocasião, o governador prometeu 41% de aumento, dividido em três anos: 13% em 2020, 14% em 2021 e mais 14% em 2022. Somente a primeira parcela foi paga pele governo estadual.
O movimento desta sexta-feira (25) é menor em relação ao registrado na última segunda-feira (21), quando milhares de policiais de todo Estado protestaram no Centro da capital minera. A reportagem encontrou em contato com o governo e aguarda o posicionamento.
Mín. 13° Máx. 23°