O deputado estadual e pré-candidato ao governo de São Paulo Arthur do Val (Podemos-SP) confirmou a veracidade dos áudios em que afirma que mulheres ucranianas "são fáceis, porque são pobres" e classificou as declarações como um "erro em um momento de empolgação".
"Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso, o que eu falei foi um erro num momento de empolgação e pronto", disse o político, ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã deste sábado (5).
"Se as pessoas querem me julgar, eles têm o direito. Eu só quero que entendam que são contextos diferentes. Uma coisa é o Arthur que foi lá fazer a missão. Outra coisa é o Arthur que já tinha saído (da Ucrânia, após a viagem) e mandou um áudio em grupo privado, para os amigos dele, de forma errada, descabida, não foi na melhor das posturas, é nítido aquilo. Mas, como eu te falei, é um áudio privado", disse ele", acrescentou.
Mais conhecido como Mamãe Falei, o deputado viajou à Ucrânia no último dia 28 com Renan Santos, um dos dirigentes do Movimento Brasil Livre (MBL), sob o pretexto de acompanhar o conflito após a invasão da Rússia e ajudar a resistência ucraniana. Ele chegou a publicar nas redes sociais uma foto em frente a pilha de coquetéis molotov que afirma ter ajudado a produzir.
Namorada e Moro rompem com Mamãe Falei
Logo após os áudios repercutirem nas redes sociais, a namorada de Mamãe Falei anunciou o fim do relacionamento. O anúncio foi feito também pelas redes sociais e enquanto Arthur do Val ainda estava em voo da Ucrânia para o Brasil.
"Em respeito a todos os meus seguidores que também seguiam o Arthur gostaria de deixar claro que seguiremos caminhos distintos. Infelizmente a vida é imprevisível e muitas vezes nos leva por caminhos que não compreendemos. Mas de uma coisa podemos ter certeza: o amor foi real e sempre será", escreveu a ex-namorada.
O ex-juiz Sérgio Moro, pré-candidato à Presidência pelo Podemos, também criticou as declarações.
"Lamento profundamente e repudio veementemente as graves declarações do deputado Arthur do Val divulgadas pela imprensa. O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. As declarações são incompatíveis com qualquer homem público", diz a nota de Moro.
"Meu respeito incondicional às mulheres em geral e às ucranianas, em especial, porque além de todos os problemas diários enfrentados, precisam conviver com os horrores da guerra. Tenho uma vida pautada pela correção e pelo respeito a todos – tanto no campo público quanto na vida privada. Portanto, jamais comungarei com visões preconceituosas, que podem inclusive ser configuradas como crime. Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas que têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige", completa.
Moro não cita o crime que Arthur do Val teria cometido, mas, segundo a assessoria, ele se referiu ao crime de misoginia.
O Podemos, partido de Arthur do Val, também repudiou as falas do deputado. Integrantes da legenda pediram a expulsão dele, enquanto líderes de diversos partidos falam em cassação do mandato.
"Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro país, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo", diz nota assinada por Renata Abreu, deputada federal e presidente do Podemos.
Mín. 13° Máx. 23°