O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, elogiou, nesta segunda-feira (7), a postura do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em meio à invasão das tropas russas ao território do país. Mourão também fez elogios à estratégia do exército ucraniano na guerra.
“Eles estão buscando fazer esse desgaste, e o presidente Zelensky tem se mostrado uma liderança extremamente capaz e eficiente. Não só se dirigindo ao povo ucraniano, mas como também ao resto do mundo e em especial ao povo russo”, disse.
Esta foi a primeira declaração dele sobre o conflito do Leste Europeu desde que foi desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, Mourão condenou a invasão russa e comparou as ações de Vladimir Putin às de Adolf Hitler, em 1938.
A fala foi classificada por Bolsonaro como uma “peruada”. O presidente tem evitado tomar posição e diz que o Brasil adotará uma postura de “neutralidade”.
Na visão do vice-presidente, a guerra na Ucrânia ainda vai “demorar um pouquinho” para acabar. Um dos motivos apontados por ele é a possibilidade de um “combate urbano”, o que segundo Mourão, dificultaria uma vitória dos russos.
“Um combate urbano é o pior combate para uma força blindada e mecanizada como é a força russa. O combatente a pé, tem a maior capacidade de apresentar uma defesa consistente”, afirmou.
“A Ucrânia vem efetuando uma ação de desgaste. Eles não têm um Exército com forças blindadas e mecanizadas como tem os russos e a Força Aérea deles também é menor. Mas, eles têm armamentos aí que estão sendo fornecidos pelas potências ocidentais”, completou Mourão.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 28°


