Quarta, 24 de Abril de 2024
19°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Política Renúncia

Prestes a ser cassado pela Assembleia de SP, Arthur do Val se diz perseguido

20/04/2022 às 15h35
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Itatiaia
Compartilhe:

O deputado estadual de SP, Arthur do Val (União Brasil), conhecido como Mamãe Falei, renunciou ao mandato nesta quarta-feira (20). Ele é julgado pela Alesp por falas de cunho sexista sobre mulheres ucranianas e poderia perder o mandato por quebra de decoro parlamentar caso continue no cargo. 

À Folha de SP, Arthur do Val, líder do MBL (Movimento Brasil Livre) confirmou a renúncia e se disse perseguido. "Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições. Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp, que promove uma perseguição política", afirmou. "Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim". 

 Na terça-feira (12), o Conselho de Ética da Casa aprovou por unanimidade o parecer para cassá-lo. Com isso, o texto segue para o plenário da Casa Legislativa e, caso 48 deputados votem pela cassação, Arthur do Val terá seus direitos políticos suspensos por oito anos.

O caso
O parlamentar está sendo julgado pelos seus pares depois que um áudio gravado por ele e que continha declarações misóginas e machistas vazou no início do mês de março. Mamãe Falei estava na Ucrânia e disse que as mulheres ucranianas "são fáceis, porque são pobres". 

"Detalhe: elas olham. E vou te dizer, são fáceis, porque são pobres. Minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Depois eu conto a história. Eu não peguei ninguém, mas colei em 'duas minas', porque a gente não tinha tempo, e é inacreditável a facilidade. Essas 'mina' em São Paulo, elas iam cuspir na sua cara e aqui elas são super simpáticas, super gente boa", diz o parlamentar em um dos trechos divulgados pelo site. Em outro áudio enviado a colegas do MBL, Arthur do Val compara a fila de uma balada à fila de refugiadas.  "Acabei de cruzar a fronteira da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro por Deus, Eu nunca na minha vida. A fila das refugiadas, imagina uma fila de, sei lá, uns 200 metros... só deusa. É sem noção, é inacreditável. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados", conta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 04h07 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 28°

Qui 29°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes