O deputado estadual de SP, Arthur do Val (União Brasil), conhecido como Mamãe Falei, renunciou ao mandato nesta quarta-feira (20). Ele é julgado pela Alesp por falas de cunho sexista sobre mulheres ucranianas e poderia perder o mandato por quebra de decoro parlamentar caso continue no cargo.
À Folha de SP, Arthur do Val, líder do MBL (Movimento Brasil Livre) confirmou a renúncia e se disse perseguido. "Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições. Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp, que promove uma perseguição política", afirmou. "Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim".
Na terça-feira (12), o Conselho de Ética da Casa aprovou por unanimidade o parecer para cassá-lo. Com isso, o texto segue para o plenário da Casa Legislativa e, caso 48 deputados votem pela cassação, Arthur do Val terá seus direitos políticos suspensos por oito anos.
O caso
O parlamentar está sendo julgado pelos seus pares depois que um áudio gravado por ele e que continha declarações misóginas e machistas vazou no início do mês de março. Mamãe Falei estava na Ucrânia e disse que as mulheres ucranianas "são fáceis, porque são pobres".
"Detalhe: elas olham. E vou te dizer, são fáceis, porque são pobres. Minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Depois eu conto a história. Eu não peguei ninguém, mas colei em 'duas minas', porque a gente não tinha tempo, e é inacreditável a facilidade. Essas 'mina' em São Paulo, elas iam cuspir na sua cara e aqui elas são super simpáticas, super gente boa", diz o parlamentar em um dos trechos divulgados pelo site. Em outro áudio enviado a colegas do MBL, Arthur do Val compara a fila de uma balada à fila de refugiadas. "Acabei de cruzar a fronteira da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro por Deus, Eu nunca na minha vida. A fila das refugiadas, imagina uma fila de, sei lá, uns 200 metros... só deusa. É sem noção, é inacreditável. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados", conta.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 25°


