Terça, 23 de Abril de 2024
29°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Política Alerta

Forças Armadas 'estão sendo orientadas a atacar' as eleições, diz Barroso

Ministro do STF e ex-presidente do TSE, Roberto Barroso vê diversos movimentos para empurrar os militares para o “varejo da política”

24/04/2022 às 20h40
Por: Redação Fonte: O Tempo
Compartilhe:

 

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que as Forças Armadas “estão sendo orientadas a atacar” o processo eleitoral “e tentar desacreditá-lo”. 

Ele palestrou neste domingo (24) durante a Brazil Summit Europe, seminário promovido pela universidade alemã Hertie School. Na ocasião, disse ver diversos movimentos para empurrar os militares para o “varejo da política”. 

Faz poucos meses que Barroso deixou a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após completar dois anos à frente da Corte e ter coordenado as eleições de 2020.

De acordo com o jornal O Globo, na palestra, ele voltou a defender a integridade das urnas eletrônicas, frisando que não houve nenhum episódio de fraude desde 1996.

Assim como outros ministros da Suprema Corte, ele vê crescer no Brasil o populismo autoritário. Segundo a reportagem, o ministro relembrou o desfile de tanques na Esplanada dos Ministérios e caracterizou como “um episódio com intenção intimidatória”. 

“Ataques totalmente infundados e fraudulentos ao processo eleitoral. Desde 1996 não tem nenhum episódio de fraude. Eleições totalmente limpas, seguras. E agora se vai pretender usar as Forças Armadas para atacar. Gentilmente convidadas para participar do processo, estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo”, declarou.

Ainda assim, o ministro espera que as Forças Armadas “não se deixem seduzir por esse esforço de jogá-las nesse universo indesejável para as instituições de estado que é o universo da fogueira das paixões políticas”.

Até agora, disse Barroso, “o profissionalismo e o respeito à Constituição tem prevalecido”. 

O ministro do STF ressaltou, no entanto, que não deve passar despercebido que “militares profissionais e admirados e respeitadores da Constituição foram afastados”. Citando como exemplo os generais Santos Cruz, Maynard Santa Rosa e Fernando Azevedo, Barroso disse: “os três comandantes, todos foram afastados. Não é comum isso, nunca tinha acontecido”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h29 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qua 28°C 19°C
Qui 28°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes