
O projeto de lei que reduz o valor da Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) foi aprovado em segundo turno pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (11). A proposta altera a forma de calcular o valor, como aprovação em primeira votação no último dia 4. Com a aprovação, o texto agora vai para a sanção ou veto do governador Romeu Zema (Novo).
Inicialmente, o PL, de autoria do deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC), pretendia a isenção da TRLAV, já que o certificado de registro e licenciamento não é mais impresso e enviado pelos Correios - foi substituído por um documento digital. Mas o texto aprovado pelo Legislativo mantém a cobrança, mas com a utilização de outros critérios com o objetivo de reduzir o valor.
A taxa será calculada dividindo a dotação destinada pelo Orçamento do Estado ao Departamento de Trânsito (Detran-MG) pelo número de veículos registrados em Minas Gerais.
Em 2022, a taxa de licenciamento teve um reajuste de 21%, saltando para o valor de R$ 135,90. Além disso, o PL 2.385/21 revoga a taxa de emissão de segunda via do CRLV, uma vez que o documento é apenas eletrônico.

Obras Prefeitura de Sete Lagoas anuncia asfaltamento no Bairro Tamanduá
Eleições 15 mil eleitores de Sete Lagoas e região não têm cadastro biométrico
Filiação Douglas Melo participa da filiação do vice-governador Mateus Simões ao PSD
Esclarecimento Prefeitura de Inhaúma repudia denúncias e reafirma transparência nas contratações públicas
Eleições 2026 Lula confirma que vai disputar o quarto mandato à Presidência em 2026
Confusão na Câmara Presidente da Câmara de Pará de Minas ameaça vereador após reunião e caso vai parar na polícia Mín. 19° Máx. 26°


