
Claudinei Coco Esquarcini, vigilante responsável pela operação das câmeras do clube em que o bolsonarista Jorge Guaranho matou o petista Marcelo Arruda, foi encontrado morto nesse domingo (17). De acordo com a Polícia Civil do Paraná, ele foi localizado perto de um viaduto no município de Medianeira, perto de Foz do Iguaçu. As autoridades investigam se ele cometeu autoextermínio.
A Polícia Civil investiga o caso e afirma que, a princípio, não há relação entre a morte do vigilante e o assassinato de Marcelo Arruda. A nota da corporação diz que o vigilante “foi socorrido com vida, mas não resistiu e entrou em óbito”.
Claudinei Coco Esquarcini era um dos diretores da Associação Recreativa Esportiva Segurança Física de Itaipu (Aresf), em Foz do Iguaçu, onde o crime ocorreu no dia 9 de junho. Segundo o UOL, o vigilante de 44 anos era apontado como responsável pela instalação do sistema de câmeras de segurança na Aresf, além do fornecimento das senhas para acesso às imagens.
Procurado pelo BHAZ, o MPPR (Ministério Público do Paraná) reforçou que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil e que, a princípio, não é possível dizer que há relação entre as mortes. “Se for constatado, no curso do inquérito, que o caso tem alguma relação com a morte de Marcelo Arruda, o MP analisará que providências adotar”, completa o órgão.
Em entrevista coletiva concedida na última sexta-feira (15) a respeito da conclusão do inquérito do assassinato, a delegada Camila Cecconello explicou que Jorge Guaranho estava em um churrasco enquanto Marcelo Arruda comemorava o aniversário com a festa de tema PT.
O policial penal bolsonarista teria visto, no celular de outra pessoa que estava no churrasco, as imagens de câmeras de segurança do clube em que a festa acontecia. Cerca de uma hora depois, ele deixou o evento e saiu em direção à festa do petista, junto da mulher e do filho.
Já segundo o UOL, outro vigilante citou Claudinei Coco Esquarcini em depoimento à Polícia Civil sobre o caso. José Augusto Fabri apontou o diretor como encarregado pelo sistema de monitoramento por câmeras no clube.
“Tem que ter uma senha. Esse processo quem faz é o Claudinei. Como ele conhece de configuração, montagem, manutenção e ele faz parte da diretoria, então ele cuida dessa parte”, disse Fabri aos investigadores.
Especialistas em saúde mental reforçam a necessidade de busca por ajuda em momentos difíceis, já que todos nós estamos sujeitos a enfrentar questões que nos atordoam e causam sofrimento. Por isso, a mensagem é: você não está sozinho (a).
Ligações para o CVV (Centro de Valorização da Vida) são gratuitas em todo o país. Por meio do telefone 188, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhados. A assistência também é prestada pessoalmente, por e-mail ou chat.
Além do CVV, também existem no Brasil os Caps (Centros de Atenção Psicossocial). Trata-se de um serviço aberto constituído por uma equipe multiprofissional, que atua interdisciplinarmente no atendimento a pessoas com sofrimento ou transtorno mental.

POLÍTICA Ex-prefeito Kalil é condenado por improbidade e nepotismo em Belo Horizonte
SETE LAGOAS STF notifica empresários de Sete Lagoas e estabelece prazo para resposta sobre atos de 8 de janeiro
TITULO ELEITORAL Mais de 970 mil eleitores em Minas Gerais estão com o título cancelado e têm prazo para regularizar a situação
POLÍTICA Senado rejeita indicação de Jorge Messias ao STF em votação inédita
AUDIÊNCIA PÚBLICA Audiência pública na ALMG vai debater fim de cachês abusivos em shows
POSSÍVEL ALIANÇA Aécio Neves surpreende ao admitir chance de aliança com Luiz Inácio Lula da Silva em Minas: “Na política, nada é impossível” Mín. 18° Máx. 28°

