Quinta, 25 de Abril de 2024
27°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cidades Indenização

Pai que teve negada a prorrogação da licença-paternidade será indenizado em R$ 10 mil

O trabalhador é enfermeiro e presta serviços em uma empresa pública de assistência médico-hospitalar na capital mineira

11/08/2022 às 14h56
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Itatiaia
Compartilhe:
Já foi iniciada a fase de execução
Já foi iniciada a fase de execução

Um pai que teve a prorrogação da licença-paternidade negada pela empregadora, em Belo Horizonte, receberá uma indenização por danos morais de R$ 10 mil. A decisão, divulgada nesta quinta-feira (11), é dos desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG).

De acordo com o texto, o trabalhador é enfermeiro e presta serviços em uma empresa pública de assistência médico-hospitalar na capital mineira. Ele alegou que a filha nasceu em 26 de setembro de 2021, em Salvador, na Bahia, e que o sogro faleceu um dia antes, também naquele estado.

Diante disso, o homem solicitou à empresa a concessão da licença-paternidade, para acompanhar o nascimento, o que lhe foi concedido pelo prazo de cinco dias, conforme previsto na legislação aplicável.

Porém, por conta da distância e para prestar maior assistência à esposa, ele solicitou a prorrogação do benefício.

Ele disse ainda que a empregadora, além de desconsiderar por completo o ofício enviado pela chefia, indeferiu o pedido sob o argumento de que não teria sido observado o prazo legal de dois dias após o parto. Por conta disso, o enfermeiro relatou que precisou voltar de carro e às pressas de Salvador para Belo Horizonte.

Para o relator, a empresa impediu o direito do trabalhador de convivência e assistência à filha recém-nascida e à esposa.

Sendo assim, terá que pagar 10 mil ao empregado por danos morais. A fase de execução já foi iniciada e não cabe mais recurso para a sentença.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h14 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 28°C 17°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes