
Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º) aponta que Luiz Inácio Lula da Silva lidera, com 45%. Jair Bolsonaro (PL) tem 32% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes (PDT) que tem 9% e Simone Tebet (MDB), que pontuou 5%.
Com relação ao último levantamento do instituto, realizado entre 16 e 18 de agosto, Lula oscilou dois pontos para baixo, Bolsonaro manteve-se com 32%, Ciro oscilou dois pontos para cima e Simone Tebet cresceu três pontos.
Em seguida, Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D´Ávila (Novo) e Pablo Marçal (Pros) pontuaram 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram.
A pesquisa ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00433/2022.
Esta foi a primeira pesquisa do instituto a ocorrer após o começo do horário eleitoral, das sabatinas dos candidatos no Jornal Nacional e do debate presidencial na Band.
Segundo a pesquisa, Lula caiu no Sudeste, reduzindo a sua vantagem de 12 para 6 pontos. O petista agora tem tem 41% na região, enquanto Bolsonaro tem 35%. No último levantamento, Lula tinha 44%, contra 32% de Bolsonaro.
Bolsonaro, por sua vez, caiu de 43% para 39% na região Norte. Lula passou de 41% para 42%.
A pesquisa mostra que Lula vai melhor entre os mais pobres, os que vivem na região Nordeste e os que recebem auxílio do governo, Por outro lado, Bolsonaro está na frente entre os mais ricos, os que se auto declaram como brancos e os evangélicos.
De acordo com o Datafolha, as probabilidades de as eleições presidenciais se encerrarem no primeiro turno caíram.
No levantamento anterior, Lula tinha de 51% dos votos válidos; agora tem 48%, Bolsonaro oscilou de 35% para 34%. É necessário que algum candidato tenha 50% dos votos válidos para que ele vença no primeiro turno.
Em um eventual segundo turno entre os dois primeiros colocados nas pesquisas, Lula tem 53% das intenções de voto e o atual presidente, 38%.

POLÍTICA Ex-prefeito Kalil é condenado por improbidade e nepotismo em Belo Horizonte
SETE LAGOAS STF notifica empresários de Sete Lagoas e estabelece prazo para resposta sobre atos de 8 de janeiro
TITULO ELEITORAL Mais de 970 mil eleitores em Minas Gerais estão com o título cancelado e têm prazo para regularizar a situação
POLÍTICA Senado rejeita indicação de Jorge Messias ao STF em votação inédita
AUDIÊNCIA PÚBLICA Audiência pública na ALMG vai debater fim de cachês abusivos em shows
POSSÍVEL ALIANÇA Aécio Neves surpreende ao admitir chance de aliança com Luiz Inácio Lula da Silva em Minas: “Na política, nada é impossível” Mín. 18° Máx. 28°

