
Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º) aponta que Luiz Inácio Lula da Silva lidera, com 45%. Jair Bolsonaro (PL) tem 32% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes (PDT) que tem 9% e Simone Tebet (MDB), que pontuou 5%.
Com relação ao último levantamento do instituto, realizado entre 16 e 18 de agosto, Lula oscilou dois pontos para baixo, Bolsonaro manteve-se com 32%, Ciro oscilou dois pontos para cima e Simone Tebet cresceu três pontos.
Em seguida, Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe D´Ávila (Novo) e Pablo Marçal (Pros) pontuaram 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram.
A pesquisa ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00433/2022.
Esta foi a primeira pesquisa do instituto a ocorrer após o começo do horário eleitoral, das sabatinas dos candidatos no Jornal Nacional e do debate presidencial na Band.
Segundo a pesquisa, Lula caiu no Sudeste, reduzindo a sua vantagem de 12 para 6 pontos. O petista agora tem tem 41% na região, enquanto Bolsonaro tem 35%. No último levantamento, Lula tinha 44%, contra 32% de Bolsonaro.
Bolsonaro, por sua vez, caiu de 43% para 39% na região Norte. Lula passou de 41% para 42%.
A pesquisa mostra que Lula vai melhor entre os mais pobres, os que vivem na região Nordeste e os que recebem auxílio do governo, Por outro lado, Bolsonaro está na frente entre os mais ricos, os que se auto declaram como brancos e os evangélicos.
De acordo com o Datafolha, as probabilidades de as eleições presidenciais se encerrarem no primeiro turno caíram.
No levantamento anterior, Lula tinha de 51% dos votos válidos; agora tem 48%, Bolsonaro oscilou de 35% para 34%. É necessário que algum candidato tenha 50% dos votos válidos para que ele vença no primeiro turno.
Em um eventual segundo turno entre os dois primeiros colocados nas pesquisas, Lula tem 53% das intenções de voto e o atual presidente, 38%.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 25°


