Terça, 06 de Dezembro de 2022
25°

Pancada de chuva

Sete Lagoas - MG

Política Eleições 2022

Romeu Zema é reeleito governador de Minas Gerais

Ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, apoiado por Lula nas eleições de 2022, terminou a disputa na segunda posição

02/10/2022 às 20h54
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Globo
Compartilhe:
Romeu Zema é reeleito governador de Minas Gerais

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi reeleito neste domingo para mais um mandato no cargo. Confirmando o favoritismo que tinha desde o início da disputa, o chefe do Executivo mineiro foi reconduzido ao Palácio Tiradentes já no primeiro turno. Em segundo lugar, ficou o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD). Mesmo com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-alcaide não teve força suficiente para levar a disputa ao segundo turno.

Em terceiro lugar está o senador bolsonarista Carlos Viana (PL). Apesar de ter sido lançado como o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa, o parlamentar foi abandonado pelo aliado e amargou a colocação atrás de Zema e Kalil.

Eleições em Minas Gerais

Desde o início da campanha eleitoral, o atual governador de Minas aparecia com fortes chances de vitória já no primeiro turno. Diferentemente de 2018, quando deu palanque a Bolsonaro no estado, Zema adotou uma postura neutra em relação à corrida presidencial, resistindo aos apelos do ex-aliado.

O mandatário evitou nacionalizar a disputa mineira para evitar que a rejeição de Bolsonaro no estado afetasse seu desempenho na corrida pela reeleição, além de dividir votos com o eleitorado do candidato petista à Presidência. O objetivo foi não afastar o eleitor conservador nem o que vota no ex-presidente Lula.

Continua depois da publicidade

Com isso, ao longo da campanha, o governador focou em divulgar sua gestão, principalmente no pagamento em dia aos servidores públicos e na volta dos repasses ao municípios, o que fortaleceu sua popularidade no interior de Minas.

Zema também voltou suas críticas a seu antecessor, o petista Fernando Pimentel, e tentou colar a imagem do ex-governador a seu principal adversário, Alexandre Kalil (PSD). A briga entre os dois, ao longo do período eleitoral, foi marcada por troca de farpas e ofensas pessoais.

Já na disputa à Presidência, Lula foi o presidenciável com mais votos no estado, à frente de Bolsonaro. Minas Gerais é visto como um estado chave para a disputa ao Planalto. Desde a redemocratização, todos os presidentes eleitos também foram vitoriosos nas terras mineiras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG Atualizado às 16h18 - Fonte: ClimaTempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 27°

Qua 26°C 18°C
Qui 27°C 19°C
Sex 29°C 19°C
Sáb 30°C 18°C
Dom 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio