Quinta, 25 de Abril de 2024
22°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Especiais Aniversário

Inhaúma completa 74 anos nesta terça-feira (27)

O município foi criado em 1948, desmembrando-se de Sete Lagoas

27/12/2022 às 13h33 Atualizada em 27/12/2022 às 13h40
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Wikipédia
Compartilhe:
Inhaúma - Imagem do Google
Inhaúma - Imagem do Google

Nesta terça-feira (27), Inhaúma completa 74 anos de emancipação política. 

De acordo com o Wikipédia, o nome da cidade, Inhaúma, por si só, já revela quem eram seus primeiros habitantes.

Há duas versões para a origem indígena do nome: a primeira estaria relacionada a uma ave característica da região, denominada pelos indígenas de Anhuma (ou Inhuma ou Inhaúma); a segunda, diz que é uma derivação de “nhae-u”, nome que os indígenas davam a argila existente na região utilizada para moldar utensílios, o que daria origem inclusive à tradição local de fabricação de panelas de cerâmica, até hoje praticada no município.

Uma terceira história diz que antes de se ter a cidade como é hoje existia um barzinho da região cuja dona chamava-se Inhá, e os frenquentadores pediam: Inhá uma.

O município foi criado em 1948, desmembrando-se de Sete Lagoas. A primeira autoridade pública municipal foi o prefeito Antonio Olímpio França, conforme Juízo Eleitoral da 144ª Zona do Estado de Minas Gerais, de acordo com a resolução nº 2207 do Tribunal Superior Eleitoral, de 5 de setembro de 1947, artigo 39.

Com a instalação do município, até que as eleições fossem realizadas, Inhaúma foi governada pelo intendente, o Dr. José Gonçalves Amorim.

"Doou os terrenos à igreja um dos membros da família fundadora, Senhor Francisco Migre, cujo nome hoje figura em um dos logradouros públicos da cidade, como homenagem póstuma."

A igreja da cidade foi construída e dedicada à São Sebastião, intitulado o padroeiro de Inhaúma. A paróquia foi fundada no ano de 1880. Em sua igreja são realizadas missas semanalmente, contato com uma grande participação de devotos de São Sebastião.

O gentílico para Inhaúma é inhaumense.

VEJA O VÍDEO PUBLICADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL! 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 01h07 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 28°C 17°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes