Terça, 31 de Janeiro de 2023
25°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Fiocruz

Estudo alerta para mortes de crianças por diarreias agudas causadas pelo rotavírus

05/01/2023 às 10h23
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Por Dentro de Tudo
Compartilhe:
Instagram-Reprodução
Instagram-Reprodução

Uma pesquisa envolvendo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que o rotavírus é a principal causa de diarreias graves que levam à morte de crianças menores de 5 anos em países de renda média e baixa. O estudo incluiu dados de 28 países e apesar de o Brasil não ter sido incluído, o país também tem registrado um aumento nos casos da doença.

A pesquisa é uma iniciativa da Rede Global de Vigilância da Diarreia Pediátrica, coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e com participação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Os pesquisadores estimam que o vírus tenha causado 200 mil mortes por ano entre 2017 e 2019, enquanto outros patógenos estudados – bactéria Shigella, adenovírus e norovírus – somam 136 mil óbitos.

A doença é prevenível por meio de vacinas gratuitas e disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), recomendadas para bebês com 2 e 4 meses de idade. No entanto, em 2021, apenas 71% do público-alvo foi vacinado no Brasil.

Além da vacinação, a prevenção da infecção pelo rotavírus inclui o aleitamento materno, cuidados de higiene pessoal e doméstica, e o fornecimento de água potável e saneamento adequado.

As conclusões foram publicadas na revista científica BMJ Global Health.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 20h47 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 27°

Qua 27°C 19°C
Qui 26°C 20°C
Sex 27°C 18°C
Sáb 26°C 19°C
Dom 26°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio