
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou sete ataques a torres de transmissão de energia desde os atos violentos praticados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 8 de janeiro.
O mais recente ocorreu em Rondônia, entre os municípios de Pimenta Bueno e Vilhena. O ataque, que resultou na queda de uma torre da Eletronorte, foi registrado no início da noite de sábado (14). A torre só deve ser restabelecida na próxima quinta-feira (19). De acordo com a Aneel não houve problemas no fornecimento de energia elétrica neste caso, assim como nas outras seis ocorrências.
"A Agência informa que tem mantido o Ministério de Minas e Energia informado de todos os eventos, como também tem interagido com as autoridades de segurança pública. As empresas estão atuando nas avarias detectadas e os eventos estão sendo monitorados e fiscalizados pela Agência. Importante esclarecer que não houve interrupção do fornecimento de transmissão de energia em virtude dessas ocorrências", diz o comunicado da Aneel enviado à reportagem.
Autoridades policiais investigam a relação e entre os ataques às torres de transmissão e os atos golpistas realizados nos últimos meses.
Nesta segunda-feira (16), o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB) e o chefe da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. O objetivo é discutir as ações de combate aos atos de vandalismo que têm as torres de transmissão como alvos.
O governo federal acionou os governos de São Paulo, Rondônia e do Paraná pata adotar medidas de prevenção, além de investigar as motivações para os crimes.
“Nos causa indignação que estes criminosos destruam o patrimônio de todas as brasileiras e brasileiros. É importante reforçar que todo o sistema elétrico nacional, diga-se de passagem referência para o mundo, é fruto das tarifas de energia que todos nós pagamos", condenou Silveira.
"Portanto, cabe às autoridades e à toda a sociedade o ato de vigilância daquilo que nos pertence e que é fundamental para o desenvolvimento nacional, geração de emprego e renda, competitividade e atração de investimentos. Vamos agir com o rigor da lei, punir e cobrar ressarcimento dos vândalos”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.
Violência doméstica Homem é preso após agredir companheira e ferir enteada com facão em Prudente de Morais
Furto Homem é preso após furtar R$ 1 mil de veículo estacionado em frente a unidade de saúde em Fortuna de Minas
Violência Doméstica Jovem é preso após agredir namorada e fugir da polícia em Sete Lagoas
Desentendimento Confusão em supermercado termina em agressões e cinco pessoas são detidas em Sete Lagoas
Urgente URGENTE: morre o passageiro que estava internado no Hospital Municipal de Sete Lagoas após acidente na Serra de Santa Helena, em Sete Lagoas
Acidente Tio fica em estado gravíssimo após sobrinho capotar caminhonete na estrada de acesso à Serra de Santa Helena em Sete Lagoas; motorista estava embriagado
Atualização Atualização: motim em centro socioeducativo de Sete Lagoas deixa danos e agentes ameaçados
Atentado Violência: sete pessoas se envolvem em briga e um homem é baleado sete vezes durante discussão em Sete Lagoas
Fuga “Dom”, chefe do estelionato em Sete Lagoas, forjou a própria morte para dificultar sua captura Mín. 21° Máx. 32°

