A conta de luz do mineiro ficará 10,61% mais barata no mês de abril. O desconto acontece devido a uma cobrança indevida de energia atrelada à usina nuclear Angra 3. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (28) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e atinge todas as distribuidoras de energia do país, exceto três (a Sulgipe, a Companhia Energética de Roraima e a Boa Vista Energia).
A diretoria da Aneel já havia determinado, em dezembro de 2015, que a tarifa de energia relacionada a Angra 3 não devia entrar na conta de luz, porque a usina - previsto para operar em 2016 - não ficaria pronta no prazo. Por um erro interno da agência, porém, a cobrança acabou sendo incluída na conta.
Segundo o diretor da Aneel, André Pepitone, trata-se de um erro inédito. "Foi um erro, mas não houve má fé", disse Pepitone.
Em dezembro de 2015, a Aneel foi questionada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) a respeito de Angra 3 A CCEE é a responsável por fazer a estimativa de custos da conta responsável por recolher recursos do Encargo de Energia de Reserva (EER). Cabe à Aneel aprovar esse orçamento.
Mín. 12° Máx. 25°