Vivenciar o cotidiano do enfermeiro da ESF do bairro CDI I, em Sete Lagoas, e apoiá-lo em suas tarefas. Essa é uma das atividades presente na rotina de 5 alunas do 9º período do curso de Enfermagem do UNIFEMM a partir da disciplina de estágio na “Atenção Primária à Saúde”.
Dentre as ações vivenciadas na prática, as alunas, sob supervisão da Enfermeira Andrelle Bernardes e orientadas pela coordenadora do curso e professora Fernanda Batista, têm a oportunidade realizar consulta de enfermagem, administração de vacinas e medicamentos, atividades de educação em saúde, acompanhamento do trabalho de gestão da unidade e da equipe de Enfermagem, realização de visita domiciliar, atendimento de demanda espontânea, realização de curativos diversos, atividades de puericultura e pré-natal de baixo risco.
Fernanda Batista, coordenadora do curso de Enfermagem conta que a área da saúde tem na prática reflexiva (práxis) parte importante da sua essência. “Vivenciar o cuidado de Enfermagem nas práticas integradoras e nos estágios oferecidos pelo UNIFEMM permite ao nosso aluno conhecer de perto a realidade da profissão que ele escolheu. As múltiplas aproximações com o cotidiano do enfermeiro nessas atividades práticas faz com que ele ganhe destreza técnica, raciocínio clínico e um fazer crítico comprometido com a ética, que são imprescindíveis para cuidar com qualidade das pessoas”, afirma a coordenadora do curso.
O estágio das alunas do UNIFEMM na ESF do bairro CDI I acontece até dia 11 de julho.
(Ascom Unifemm)
Mín. 12° Máx. 24°