Sexta, 29 de Março de 2024
22°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Especiais Água

Hoje, 22 de março, é o "Dia Mundial da Água"

A água é um componente indispensável para que o nosso organismo funcione corretamente

22/03/2023 às 14h56
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com MK Comunicação
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, em 22 de março. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, com o objetivo de promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e a de outros seres vivos.

 

Para o Dr. Daniel Lerario, clínico geral e endocrinologista, mestre e doutor pela Escola Paulista de Medicina, a água é o principal componente químico do nosso organismo, representando até 70% do peso corporal.

 

“O corpo depende da água para sobreviver. Cada célula, tecido e órgão do corpo precisa de água para funcionar corretamente”.

Veja algumas das funções exercidas pela água no organismo:

 

·Elimina resíduos através da micção, transpiração e movimentos intestinais

·Regula a temperatura corporal

·Lubrifica e amortece as articulações

·Protege os tecidos

 

Segundo o Dr. Daniel, a falta de água pode levar à desidratação.

 

Quando não há água suficiente no corpo para realizar as funções normais, o primeiro sinal é o cansaço, a falta de energia”, explica.

 

A perda da água ocorre através da respiração, transpiração, urina e movimentos intestinais. Para suprir esta perda, devemos consumir bebidas e alimentos que contenham água.

 

Quanta água devemos beber por dia?

 

Esta é uma dúvida comum, afirma o Dr. Daniel, mas a resposta depende de diversos fatores, incluindo informações pessoais de saúde, quão ativo você é a região em que você mora.

 

“Em média, são necessários de 2 a 3 litros de líquidos para as mulheres e de 3 a 4 litros para os homens. Esta recomendação inclui não apenas água, mas também outras bebidas e alimentos ricos em água”.

 

Mas esta necessidade pode ser maior nos seguintes casos:

 

·Exercício: em caso de prática de atividade física, é preciso beber água extra para cobrir a perda de fluido provocada pela transpiração. É importante que esta água seja ingerida antes, durante e após o treino.

 

·Ambiente: o clima quente ou úmido e aqueles que vivem em grandes altitudes devem ter atenção e tomar mais água, pois estas condições climáticas favorecem a desidratação.

 

·Saúde geral: febre, vômito ou diarreia exigem reposição de líquidos e orientação médica. Em alguns casos, pode ser necessária a utilização de soluções de reidratação oral. Isso vale nos casos de infecções da bexiga e cálculos (pedras) no trato urinário.

 

·Gravidez e amamentação: nestas situações, líquidos adicionais são necessários para se manter hidratado.

 

Bebeu água?

 

A água não é a única opção para se manter hidratado. Além de leite, suco e chás, também as frutas e vegetais, como melancia e espinafre, são compostos quase que 100% de água, sendo uma excelente fonte de hidratação.

 

“É preciso ter atenção com as bebidas açucaradas, como os refrigerantes comuns, bebidas energéticas ou esportivas e outras bebidas doces, que geralmente contêm muito açúcar adicionado, podendo fornecer mais calorias do que o necessário”, alerta o especialista.

 

Ingestão suficiente de líquidos

 

Existem alguns sinais que podem indicar que a ingestão de líquidos está suficiente em seu dia a dia. Confira:

 

·Você raramente sente sede

·Sua urina é incolor ou amarelo claro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes