Sexta, 19 de Abril de 2024
21°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Digestão

Ao menos 20% da população global sofre com doenças digestivas e não trata corretamente do problema

26/05/2023 às 11h11
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Comunicação Sem Fronteiras
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 20% da população global sofre com algum tipo de problema intestinal, e o pior é que 90% desse contingente de pessoas não procura orientação médica, recorrendo à automedicação ou simplesmente não fazem nada para resolver o problema. A situação levou a OMS a instituir o 29 de maio como o Dia da Saúde Digestiva, a fim de conscientizar sobre a necessidade de se diagnosticar e tratar corretamente todo e qualquer sintoma ou mal estar relacionado ao processo de digestão.

A data também chama a atenção para a necessidade de mudança de cultura e estilo de vida, já que a grande maioria das doenças do aparelho digestivo está relacionada a maus hábitos alimentares, sedentarismo, estresse e tabagismo. Portanto, a prevenção é a melhor maneira de diminuir os índices de complicações na saúde digestiva.

O diagnóstico precoce é a melhor forma para curar e evitar complicações de qualquer doença. Ao sentir qualquer sintoma, o recomendado é procurar um médico imediatamente e evitar a automedicação. Irritações frequentes no estômago, dores de barriga, alterações significativas nas fezes, diarreia e, até mesmo, o mau hálito ou alterações na boca sem motivo aparente, merecem atenção.

Segundo a médica gastroenterologista, gastroenterologista Karen Thalyne Pereira e Silva Domingos (CRMGO 15081), especialista que atende no Órion Complex, em Goiânia, explica que em geral as pessoas se preocupam com a saúde e procuram o médico, praticamente, em caso de urgências ou por questões de doença já estabelecidas. O brasileiro visita o médico quando julga realmente necessário - em outras palavras, a urgência predomina sobre a prevenção. “Em média, seis em cada 10 brasileiros só vão ao médico quando estão gravemente doentes”, explica a médica. 

Sintomas mais comuns
Náuseas, empachamento, azia, retorno do alimento e ou ácido gástrico, diarreia e/ou constipação e dor abdominal. Mas, outros sintomas como tosse seca, dor no peito, sinusite, asma, dor de cabeça, déficit de atenção e lesões na pele, que aparentemente podem indicar outro tipo de doença, também são sintomas de problemas digestivos. 

De acordo com a médica, a maioria dos problemas graves podem ser evitados ou tratados antes de chegar a esse ponto, se as pessoas tiverem a consciência de ter hábitos saudáveis e um acompanhamento médico regular. A gastroenterologista Karen Thalyne dá as seguintes orientações a fim de que as pessoas sigam e não deixem seu quadro se agravar. 

- Não subestime um sintoma ou algum desconforto que sinta, principalmente se durar mais de 30 dias ou vira e volta aquele desconforto. 

- Se estiver emagrecendo sem um motivo da dieta para isso, não espere, procure o médico.

- Evite a automedicação. Sem saber a real causa do problema você pode piorar a situação, mascarar a doença, demorar mais para descobrir a causa, o que piora muito o prognóstico principalmente em casos de câncer e reduz as chances de cura.

“O mais importante para ter saúde digestiva é ter uma dieta variada e sem excessos, rica em fibras, com água em quantidade adequada e que traga bem estar e saúde, respeitando as sensibilidades individuais de cada um”, ressalta a médica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 18h44 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes